Bolsonaro assiste fritura de Salles e Araújo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Nunca foi boa a relação entre a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do vice-presidente Hamilton Mourão com os colegas da chamada ala ideológica do governo. A vitória do democrata Joe Biden nos Estados Unidos reforça a campanha da dupla pela retirada de dois nomes fortes da área radical do governo: Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, e Ernesto Araújo, do Itamaraty.

A avaliação de membros do Executivo é de que Araújo e Salles “balançam”, mas a consolidação da queda se basearia em dois fatores primordiais. O primeiro, se, como membros da gestão de Donald Trump, os americanos “atenderiam ao telefone” quando o chanceler discasse e como se dariam, nos primeiros meses, as conversas com o novo ocupante da Casa Branca. Dentro do governo, avalia-se que a única vitória de Araújo à frente do Itamaraty envolve as relações, mesmo que torpes, com os Estados Unidos e o acordo de livre comércio com a União Europeia, que começa a fazer água. Sem as duas coisas, não haveria motivo para a manutenção do chanceler.

Um fator determinante seria a postura do presidente Jair Bolsonaro. No caso de Salles, a grande incógnita no Palácio do Planalto envolve a assimilação do presidente em relação à gestão Biden e a quem o presidente seria fiel: aos técnicos ou membros da ala mais radical do governo. Dependendo da postura de Bolsonaro, o ministro do Meio Ambiente terá a permanência na pasta avaliada. Isso porque Biden já se comprometeu a fazer marcação cerrada nas políticas ambientais mundo afora — e o Brasil, em chamas, está no olho do furacão.

Veja  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.