Bolsonaro culpa pandemia por alta da inflação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William/Agência O Globo

Cobrado pela alta no preço dos alimentos, o presidente Jair Bolsonaro se defendeu nesta segunda-feira em uma sequência de comentários no Facebook. Bolsonaro afirmou que a pandemia “desajustou o mercado”, citou a carga tributária e disse que não é possível fazer um tabelamento. A pressão dos preços de alimentos tem influenciado o crescimento da inflação.

Bolsonaro publicou um vídeo institucional do governo, voltado para o mercado exterior, sobre o agronegócio brasileiro. Nos comentários, diversas pessoas reclamaram do aumento no preço da comida. O presidente respondeu quatro desses comentários, com argumentos parecidos.

“Procure saber sobre a carga tributária nos alimentos e os custos de produção. Peço então apontar os verdadeiros responsáveis. No mais não se esqueça do que ainda vivemos, a pandemia, que desajustou, em parte, os mercados. Tudo fizemos para que o ‘fique em casa’ não chegasse no campo, caso contrário teríamos algo pior, o desabastecimento”, escreveu para uma pessoa.

“Os preços no exterior são muito superiores aos praticados aqui. Não se pode começar uma crítica com falácias ou mentiras. Baixam-se os preços na lei da oferta e da procura, e não com tabelamentos. Não se esqueça da pandemia, do fique em casa, etc. Tudo isso desajustou o mercado, mas não tivemos desabastecimento. Estamos fazendo o possível na busca da normalidade”, respondeu a outra.

Bolsonaro chegou a utilizar o fato de uma pessoa ter apoiado o distanciamento social, com o objetivo de diminuir o contágio do coronavírus, para desqualificar seu comentário. O homem disse ser um apoiador do presidente, mas que com alimentos caro fica “difícil”.

Bolsonaro, então, publicou uma foto antiga do seguidor, com a inscrição “não faça o vírus circular, proteja quem você ama” e disse: “você mesmo estimulou o ‘fique em casa’. Houve um desarranjo em quase tudo no Brasil. Socorremos 67 milhões de pessoas no Auxílio Emergencial, exatamente para que pudessem, em grande parte, se alimentar. Temos trabalhado, e muito, para a volta da normalidade”.

O presidente é um crítico das medidas de isolamento social, recomendadas por especialistas para conter a propagação da Covid-19. A doença já matou mais de 169 mil brasileiros.

Mais tarde, em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse lamentar o crescimento do preços e voltou a culpar medidas de distanciamento:

— Pessoal tem reclamado do preço dos alimentos. Tem subido, sim, além do normal, a gente lamenta isso daí. Também é uma consequência do “fica em casa”. Quase quebraram a economia.

O presidente disse que o governo está “fazendo o possível” para que a situação volte ao normal, mas sem explicar como:

— A responsabilidade tem que ser apontada a quem de direito. Todo mundo aponta para mim essa questão dos alimentos. Estamos fazendo o possível para voltar à normalidade.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.