Boulos promete compor aliança em SP

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo

Em entrevista aos colunistas Lauro Jardim e Fernando Gabeira, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), afirma que não está mais moderado do que em anos anteriores e continua com as mesmas convicções de sempre. Nesta quarta e última entrevista com candidatos de Rio e São Paulo que disputam o segundo turno, Boulos, que se projetou na política como líder de movimento sem-teto e é filiado a um partido que ganhou apenas seis cadeiras na Câmara Municipal, promete representatividade negra no secretariado e fala em formas de participação social mais amplas.

Você dedicou parte importante da sua vida à luta pela habitação popular. Se eleito, o que pretende fazer?

O drama mais urgente é a população em situação de rua. São 25 mil pessoas. Elas não querem ir para albergue, sofrem mais humilhação lá do que na rua. Vamos criar a Casa Solidária, espaços menores. E, a partir daí, criar a porta de saída. Sobre política de moradia, é retomar as políticas de mutirão. A prefeitura entra com o terreno, o imóvel, financia o material de construção e as pessoas constroem suas casas. A segunda linha é desapropriar imóveis abandonados, reformar e transformar em moradia popular. E, por último, a locação social. A prefeitura fica com o imóvel, a pessoa paga valor compatível.

Há uma discussão sobre uma suposta moderação sua,em relação ao Boulos candidato em 2018. O que você acha que mudou? Está mais moderado?
Uma mudança que talvez não seja tão perceptível é que eu ganhei algumas dezenas de cabelos brancos na lateral, pelas agruras que o Brasil tem sofrido. Mas acho que as pessoas atribuírem uma moderação é um desconhecimento da minha trajetória, que foi marcada na visão pública com muito preconceito. As pessoas que às vezes vão me encontrar acham que “ah, o Boulos vai invadir a residência delas”. E quando eu sento, percebem que não é isso, né? Agora, defendo hoje como candidato o que sempre defendi ao longo dos meus 20 anos de luta social, ter como prioridade o combate à desigualdade. Vai ser o mesmo. Evidente que como prefeito você tem um papel institucional. Vou dialogar com um conjunto de posições diferentes.

Até que ponto o seu programa de diversidade e contra o racismo foi influenciado pela morte ocorrida em Porto Alegre ? Você tem algum compromisso em relação à representatividade dos negros no seu secretariado?

Foi escutando militantes do movimento negro que eu incorporei um conjunto de propostas. Uma delas é recriar a Secretaria de Igualdade Racial que foi fechada pelo (João) Doria. A gente não fixou um percentual, mas o nosso compromisso público é de ter uma forte representatividade negra no secretariado. Existe uma lei aprovada que prevê o ensino de história africana e cultura afro-brasileira nas escolas. São Paulo não incorporou na rede municipal, nós vamos aplicar. Vamos incluir combate ao racismo na escola de formação da Guarda Civil Metropolitana. E (vamos ter) a lista suja do racismo. Empresas que pratiquem racismo não vão poder firmar convênios com a prefeitura.

No segundo turno você recebeu apoio de diversas lideranças de esquerda: Lula, Flávio Dino, Marina Silva. Se vencer, esses partidos vão ter espaço no secretariado?
Ninguém governa uma cidade como São Paulo sozinho. Agora, o que não vai ter é reproduzir uma lógica de trocar cargo em governo por apoio. O Bruno Covas fez a chapa dele a partir disso. O vice dele , vocês devem estar acompanhando esse debate de suspeitas de entidades de creche, acusação de violência contra a mulher, foi colocado na chapa por composições dessa natureza. Quero compor uma aliança porque não tenho arrogância de achar que sei tudo, que vou governar a cidade sozinho, que somos autossuficientes.

Você pensa no Jilmar Tatto (PT) para a Secretaria de Transportes?
A (Luiza) Erundina me ensinou que indicar secretário antes da hora dá azar.

Não é fugir da resposta?
Não ganhei a eleição, seria desrespeitoso, inclusive.

Esse discurso, que é um discurso de quase todo candidato alternativo, não resolve a questão da relação com a Câmara. Você vai encontrar uma Câmara real, com necessidade de negociação. Como tratar isso?

É preciso ter uma prerrogativa de diálogo. Eu não sou o Bolsonaro, né? Democracia é feita também da capacidade de dialogar com o diferente, nem sempre tudo que eu quero vai ser da maneira como vai passar. Ao mesmo tempo, democracia não pode ser as pessoas apertarem o botão a cada quatro anos. Vou estimular formas de participação social mais amplas. Não é só fazer assembleia no ginásio. Muita gente não quer participar disso. Temos condições de criar formas de participação digital por aplicativo, consultas dessa natureza.

O prefeito de São Paulo é uma figura das mais importantes do cenário político. Pretende usar essa voz a partir de janeiro, se eleito?
Minha diferença com o Bolsonaro vai se expressar na forma de governar. Esse é o maior contraponto. Agora, evidente, o prefeito de São Paulo também é uma liderança política. Hoje não exerce essa liderança, lamentavelmente, porque o Bruno Covas é orientado pelo Doria. Vou recuperar esse papel de liderança. O prefeito de São Paulo tem que construir um diálogo com a Câmara Federal no tema da reforma tributária. Tem que atuar como uma liderança para coibir práticas autoritárias.

Bruno Covas falou em intensificar o programa de concessões e privatizações da prefeitura. No que você discorda e no que concorda com Covas, e o que pretende fazer nessa área?
O modelo de concessão e privatização que o PSDB fez não dá certo. As PPPs da habitação impediram o acesso dos mais pobres, 92% do déficit habitacional brasileiro são pessoas que ganham menos de três salários mínimos. Agora, é evidente que uma cidade como São Paulo, com a força econômica que tem, não existe sem uma relação de diálogo com o investimento privado.

A esquerda faz oposição ao marco do saneamento, que permite uma associação público-privada para desenvolver essa tarefa. No entanto, a esquerda esteve no governo durante muito tempo, e não avançou nesse tema.
Nunca estive no governo. Agora, veja só, achar que é uma panaceia a atuação do setor privado no saneamento é não olhar as experiências internacionais. Aqui temos o exemplo de Manaus, o mais emblemático. Está concedido há anos para a iniciativa privada e a cobertura de esgoto é uma das piores do Brasil. Acredito que é responsabilidade do poder público universalizar o saneamento básico.

O Globo

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.