Brasil espalha fake news até sobre eleição nos EUA

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O criador do BotSentinel, Christopher Bouzy, diz que sua plataforma identificou centenas de contas brasileiras espalhando desinformação sobre as eleições nos Estados Unidos no Twitter.

“Ao analisarmos a desinformação relacionada às eleições presidenciais nos Estados Unidos, nós identificamos centenas de contas do Twitter brasileiras, aproximadamente 370, compartilhando falsidades sobre fraude nas eleições”, diz Bouzy, destacando o grande volume de contas brasileiras: “Contas estrangeiras do Twitter disseminando desinformação sobre eleições nos EUA não são raras, mas é incomum que um número significativo de contas brasileiras no Twitter estejam tentando plantar discórdia em uma eleição presidencial americana”, afirma.

O BotSentinel é uma plataforma criada nos Estados Unidos para combater a desinformação nas redes. A ferramenta ajuda a identificar contas cujo padrão de comportamento indicam que seus administradores não são usuários autênticos de redes sociais, ou seja, ou são robôs ou são contas administradas por uma pessoa que cuida de várias contas ao mesmo tempo, simulando vários perfis diferentes para espalhar conteúdo nas redes.

“Algumas das contas no Twitter que identificamos hoje são de pessoas reais, mas muitas são das contas inautênticas de sempre”, diz Bouzy.

Em um dos exemplos, a conta @0mbudsperson comentava sobre a apuração das eleições no Michigan: “Eu adoraria saber onde estão os 140 mil votos para Biden apareceram, enquanto Trump não teve nenhum voto. Isto é uma mentira também?”.

A conta é classificada como perturbadora pelo ranking da plataforma, que classifica contas do Twitter em quatro categorias: normais, questionáveis, perturbadoras e problemáticas. Quanto mais normal o comportamento da conta, maior a chance de ser administrada por uma pessoa real expressando suas próprias opiniões. Quanto mais próximas de problemáticas, mais chance tem de ser ou um bot, contas que retuitam e reproduzem conteúdo automaticamente, ou uma conta administrada por uma pessoa que administra várias outras contas, espalhando desinformação na internet.

Em outro exemplo, a conta @AmauriMoraes3 tuitou uma charge em que o candidato democrata Joe Biden aprece carregando uma sacola da empresa “Fraudex”, como se uma van do serviço de entregas FedEx estivesse roubando cédulas para o candidato. A conta é classificada como perturbadora.

O Globo

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.