China diz que erradicou a pobreza

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Artur Widak/NurPhoto/Getty Images

O governo da China anunciou nesta terça-feira, 24, a retirada de nove condados da província de Guizhou de uma lista de regiões pobres do país, alcançando a meta política do presidente Xi Jinping de erradicar a extrema pobreza até o fim deste ano. No total, segundo o governo, mais de 93 milhões de pessoas saíram da pobreza desde 2013.

Em um tuíte, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lijian Zhao, disse que os condados eram os últimos na lista e exaltou a “conquista extraordinária”.

 

A lista foi elaborada em 2014 e pretendia retirar da pobreza 832 cidades por todo o país, o que totaliza 93 milhões de pessoas. Para a situação de uma pessoa ser considerada de extrema pobreza na China, ela precisa receber menos que 4.000 yuans por ano, cerca de 1,52 dólares por dia e possuir pouco ou nenhum acesso ao sistema de saúde e educação.

Em outubro, Xi já havia afirmado que o país caminhava para alcançar o objetivo. No total, o país gastou cerca de 77 bilhões de dólares entre 2016 e 2020 para alcançá-lo. Além de fundos distribuídos às províncias, o governo chinês também encoraja funcionários públicos e membros do Partido Comunista a se “voluntariarem” para combater a pobreza em vilarejos.

A média usada pelo governo da China é menor que a do Banco Mundial, que delimita a faixa de extrema pobreza como abaixo dos 1,90 dólares por dia.

Na província de Guizhou, a renda média per capita aumentou para 11.487 yuans – cerca de 1.800 dólares. No começo de novembro, Xinjiang, Guangxi, Ningxia, Sichuan e Gansu também retiraram seus condados da lista.

Veja  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.