Covas e Boulos vão disputar periferia no 2o turno

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Editoria de Arte

Com maior penetração em áreas mais desenvolvidas de São Paulo, os candidatos que disputam o segundo turno na cidade, Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL), pretendem concentrar seus esforços para ganhar a simpatia do eleitor da periferia. A região é tida como uma espécie de bússola que indica para onde e como caminha cada candidatura no município.

Apesar de ter sido o mais votado em todas as 58 zonas eleitorais da cidade, Covas esperava desempenho melhor de sua candidatura em algumas regiões da periferia no primeiro turno, especialmente na zona sul, que é base eleitoral de seu vice, Ricardo Nunes, e de vereadores de peso que o apoiam. A primeira caminhada do prefeito na periferia acontece hoje justamente na zona sul. Foi nessa região que o tucano registrou sua pior votação (25,39% dos votos válidos em Valo Velho, sete pontos percentuais abaixo da votação geral (32%) de Covas na cidade).

O prefeito aposta em realizações de sua gestão para converter votos da periferia em seu favor. Uma agenda de atividades está sendo organizada sob medida para levar o candidato a bairros com maior potencial de ampliação de votos. Os locais começaram a ser identificados na segunda-feira pela equipe tucana.

A estratégia segue a lógica de que Covas já obteve no centro expandido da capital votações expressivas, como 44% no Jardim Paulista, um dos mais nobres; e que é preciso, então, investir onde eleitores “orfãos” estão em maior abundância.

Uma participação mais ativa dos vereadores eleitos também é esperada pelo candidato. Covas fez uma reunião ontem à noite com parlamentares de sua base de apoio e pediu trabalho para converter o voto de eleitores que tiveram seus candidatos derrotados no primeiro turno.

Outra aposta é na participação da ex-prefeita Marta Suplicy, que governou a cidade entre 2001 e 2004 e segue popular na periferia. Ontem, ela aguardava a definição pela equipe do candidato de uma agenda de atividades a ser cumprida nessas regiões.

Para poder conquistar mais votos na periferia, o principal trunfo do candidato do PSOL, Guilherme Boulos, é o PT. A ideia é usar os oito vereadores eleitos pelo partido de Lula e militância da legenda para atrair o eleitorado nessas regiões. Os detalhes para viabilizar esse plano foram discutidos em reunião com o comando do PSOL ontem.

Apesar de ter sido apenas o sexto colocado na eleição, o candidato do PT, Jilmar Tatto, ficou em segundo lugar em duas zonas eleitorais do extremo Sul da cidade: Grajaú e Parelheiros.

— Esse será o nosso papel (buscar o voto da periferia). Fizemos uma análise do mapa eleitoral e vimos que com a soma dos votos do Tatto com os do Boulos na maioria dos bairros mais afastados, a gente passa o Covas — afirmou o presidente do PT de São Paulo, Laércio Ribeiro.

O vereador petista Antonio Donato e seus apoiadores já participaram de uma caminhada realizada ontem por Boulos no Jardim Ângela, na Zona Sul de São Paulo.

— Nós vamos organizar na cidade toda, a partir da periferia, a campanha do Guilherme Boulos — disse Tatto. A participação do ex-presidente Lula, que tem boa popularidade nos bairros da periferia, nessa estratégia ainda não está definida. Por causa do coronavírus, não há previsão de atividades de rua do líder petista, que tem 75 anos.

O Globo

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.