Em livro, Obama cita dificuldades de um presidente negro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pete Souza – 20.mar.09/Casa Branca

Poucos dias após a eleição de Barack Obama em 2008, o presidente George W. Bush ligou para cumprimentar o democrata pela vitória histórica. Fosse “pelo respeito que ele tinha pela instituição” ou por “decência pura e simples”, Bush fez de tudo para ajudar Obama na transição, e as filhas do republicano chegaram a reorganizar sua agenda para levar as filhas de Obama em um tour pelas “partes divertidas” da Casa Branca.

Quando o ex-presidente Obama descreve em seu novo livro a civilidade com que Bush o ajudou na transição, é inevitável não pensar nas atitudes do atual mandatário americano, Donald Trump, que se recusa a admitir a derrota na eleição e atrapalha a transferência de poder para o presidente-eleito Joe Biden.

Mas o livro “Uma Terra Prometida”, que será publicado nesta terça-feira (17) no Brasil pela Companhia das Letras, mostra que o populismo de direita que envenenou o cenário político americano, calcado em xenofobia, racismo e nacionalismo, começou a tomar conta do partido republicano já naquela época.

Obama afirma que era como se a simples presença do primeiro presidente negro na Casa Branca tivesse desencadeado um pânico, uma sensação de que a ordem natural das coisas havia sido subvertida. Candidatos republicanos adotaram o ressentimento como tema central, assim como a Fox News e os bilionários irmãos Koch, patrocinadores de causas conservadoras. Segundo Obama, o mote era: “O governo estava tomando dinheiro, empregos, vagas em faculdades e status social de gente trabalhadora e merecedora como nós e entregando a eles —os que não compartilham de nossos valores, que não trabalhavam tanto quanto nós…”.

Redação com Folha

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.