Espera por UTI no Rio já dura dias

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge Hely/FramePhoto/Agência O Globo

Sidineia Oliveira, 43, está há cinco dias sentada na escada na porta da emergência. Lá de fora, ela suplica por alguma informação sobre Cleber Fabrício, 67, o homem de quem cuida há 15 anos. “Me sinto muito abandonada, preocupada, desesperada”, ela diz, chorando.

Lá dentro, ele está em estado gravíssimo, intubado na sala vermelha junto a cerca de 20 pessoas desde domingo (22), quando os sintomas que sentia há uma semana pioraram. Ele já não andava, falava, comia nem respirava direito, e o teste nasal havia comprovado a infecção pelo novo coronavírus.

A esposa dele, Odette, tem 77 anos e não pode se arriscar a sair diante da nova explosão de casos que acontece no Rio de Janeiro. Por isso é a cuidadora quem tem cruzado a cidade quase diariamente para tentar uma decisão judicial que obrigue a transferência para um leito de UTI. Mas a resposta é sempre a mesma: não há vagas.

A escada onde Sidineia está sentada até hoje é do CER (Centro de Emergência Regional) da Barra da Tijuca, na zona oeste carioca. É uma das portas de entrada para um sistema de saúde público e privado que está pela segunda vez à beira de um colapso, fazendo médicos e enfermeiros temerem os dias de desespero que viveram em abril e maio.

Redação com Folha  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.