Ex-diplomata cumprirá pena por agressão a mulheres

Todos os posts, Últimas notícias

 Foto: Reprodução

O ex-diplomata Renato de Ávila Viana foi condenado a cinco anos e dez meses de prisão por agredir a professora Joyce Paiva, que chegou a ter um de seus dentes arrancado com uma cabeçada do ex-namorado.

Na sentença, Wellington da Silva Medeiros, juiz substituto da Vara Criminal de Águas Claras (DF), determinou que o início do cumprimento da pena seja em regime fechado. Ele também decretou a prisão preventiva de Renato. A decisão é de 22 de outubro, mas o agressor segue solto. Essa é a terceira condenação do ex-diplomata em processos movidos por Joyce. Ele chegou a ficar preso por cerca de cinco meses e hoje cumpre pena em liberdade.

– Mesmo em terapia há quatro anos, esse agressor ainda é motivo dos meus pesadelos. Com ele solto, a sensação que tenho é que parece que “está tudo bem” o que ele fez contra mim e outras mulheres. É muito ruim carregar essa sensação de impunidade. E a minha luta é para dizer que não tá tudo bem e que ele precisa responder pelo que fez. Busco forças, porque não sou só eu que passa por isso. – disse Joyce à coluna.

Na sentença, o juiz afirma que o ex-diplomata “é um agressor inveterado das mulheres com quem se relaciona” e uma “pessoa de personalidade machista, que vê na mulher mero objeto de satisfação de suas vaidades”.

O magistrado cita casos de outras cinco mulheres que foram vítimas de agressão do ex-diplomata, destaca seus “maus antecedentes” e aponta outro processo que ele responde por agredir uma ex-namorada. “Na vida adulta do réu, foi uma mulher agredida, no máximo, a cada dois anos. Assim, nada me leva a crer que, no próximo namoro não exitoso, o réu admitirá o término da relação pacificamente”, afirmou Medeiros.

A sentença cita diferentes episódios em que Joyce foi agredida por Renato. Após um deles, em que seu dente caiu por causa de uma cabeçada do ex-diplomata, ela viveu outro ataque meses depois, como descreve o juiz. “O réu jogou a declarante de um lado para outro do apartamento, forçou a mão sobre a boca da declarante e alternava tentativas de beijos com outros tapas. Por fim, depois de o dente da vítima ter caído, o réu o recolheu e disse que ia embora, ameaçando deixar a ofendida ‘desdentada’.”

O magistrado aponta que o crime deixou “graves consequências de ordem psicológica, social e acadêmica à vítima”. A professora relatou que, desde as agressões, luta contra depressão, tentou suicídio no ano passado e abandonou sua segunda faculdade. Joyce também afirmou que se sente “uma piada para a sociedade, por não ter um dente frontal”.

Renato de Avila Viana foi demitido em 2018 pelo Itamaraty após diversas denúncias de violência contra mulheres. Procurada, sua defesa afirmou que só vai se manifestar nos autos. Até a publicação desta nota, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios não informou porque o diplomata não foi preso, apesar da ordem de prisão preventiva ter sido emitida há mais de um mês.

O Globo

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.