Explodem homicídios e tentativas de assassinato contra candidatos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Dom Total

A violência por motivação política aumentou nas eleições municipais deste ano. De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram registrados 264 crimes de violência contra candidatos ou pré-candidatos. No pleito de 2018, este número foi 46.

O levantamento mostra que a quantidade de homicídios e de tentativas de assassinato chegou a 100 em 2020. Esse tipo de crime acelerou na reta final da campanha. De janeiro a agosto, havia 27 registros. Somente em novembro, foram 49.

O tema foi abordado pelo presidente TSE, ministro Luís Roberto Barroso, em um vídeo divulgado nas redes sociais. “Há um problema para o qual eu gostaria de chamar atenção da sociedade. Trata-se da violência política, da violência por motivação política. Os crimes eleitorais, é bem verdade, diminuíram, como boca de urna, compra de voto, transporte ilegal de eleitoral. Mas crimes como homicídios, tentativas de homicídio, ameaças relativamente a candidatos aumentaram.”

Barroso defendeu que “a violência é incompatível com a democracia”: “É preciso jogar limpo e civilizadamente. Os órgãos de segurança pública estão vigilantes em relação a atuação do crime organizado.”

São Paulo e Rio foram os Estados com mais registros desses crimes, com mais de dez homicídios consumados ou tentados. Também foram registrados 146 casos de ameaças e 18 registros de lesão corporal.

No vídeo divulgado, Barroso também chamou atenção para crimes de discriminação de gênero, sofridos por mulheres candidatas.

“Há uma violência que merece destaque, que é a violência de gênero. Os ataques físicos ou morais às mulheres que são candidatas. Tivemos um aumento no número de mulheres eleitas nas últimas eleições, em primeiro turno, e temos mais de 50 mulheres candidatas a prefeitas e vice-prefeitas agora no segundo turno. Esse tipo de agressão física ou moral é pior que machismo, é covardia”, disse.

O presidente do TSE defendeu uma maior participação das mulheres na política. “Nós precisamos de mais mulheres na política e precisamos enfrentar essa cultura do atraso, da discriminação, do preconceito, da desqualificação. precisamos de mais mulheres na política, elas podem e o Brasil precisa.”

Valor Econômico

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.