Festas de fim de ano podem agravar 2a onda de covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Associação Viva Selva de Pedra

O aumento de casos e de internações por Covid-19 nos hospitais públicos e privados de São Paulo acendeu o alerta das autoridades de saúde para um período crítico que se avizinha: o das confraternizações e festas de fim de ano.

Segundo os especialistas, não há dúvida de que essa alta dos casos esteja relacionada a um maior relaxamento das pessoas em relação às medidas de proteção e a ida a bares, festas e grandes aglomerações, como o luau que reuniu 2.000 pessoas no Arpoador, no Rio, no fim de semana.

“Mobilidade está relacionada a aumento de maior transmissão comunitária. Houve um relaxamento progressivo em diferentes lugares, e esse aumento dos casos e das internações reflete isso”, afirma o infectologista Esper Kallás, professor da USP.

Para ele, a situação vai impor um novo desafio pela frente e as instituições de saúde precisam se preparar para elevar a capacidade de atender pacientes infectados.

“Ainda não dá para prever a magnitude desse desafio, depende de cada região. A região metropolitana de São Paulo ficou em onda pandêmica por nove meses. Agora estava começando cair numa boa velocidade, mas começa a ter uma inflexão para cima de novo.”

O epidemiologista Paulo Menezes, que faz parte do comitê de contingenciamento do governo paulista, afirma que se esse comportamento das pessoas persistir, logo haverá reflexo também no número de óbitos.

“Existe uma banalização especialmente entre os adultos jovens que estão indo para festas e baladas não permitidas. O que eles não sabem é que se trata de uma roleta russa [morrer ou não de Covid-19]”, diz ele.

Segundo Menezes, se os casos continuarem aumentando, haverá grande pressão sobre o sistema de saúde, em um momento em que os leitos públicos destinados à Covid estão sendo desativados. Nas últimas semanas, mais de mil foram fechados no estado de São Paulo.

Redação com Folha

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.