Fundação Palmares só homenageará negros mortos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Uma portaria assinada pelo presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, e publicada na edição desta quarta-feira (11) do “Diário Oficial da União” muda as regras para a seleção e publicação dos nomes e biografias das personalidades negras notáveis no site da entidade.

Uma das alterações é que a lista passará a fazer apenas homenagens póstumas, ou seja, vai conter somente nomes de personalidades já mortas. Isso deve levar à exclusão da galeria de nomes como os dos cantores Gilberto Gil, Elza Soares e Martinho da Vila, por exemplo.

A portaria estabelece que as mudanças começam a valer em 1º de dezembro. Em uma rede social, o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, informou que nessa data serão anunciadas todas as exclusões e inclusões.

Ainda de acordo com a portaria, outros critérios para a inclusão na lista serão:

a relevante contribuição histórica no âmbito de sua área de conhecimento ou atuação;

os princípios defendidos pelo Estado brasileiro; e

outros critérios que poderão ser avaliados, de forma motivada, no momento da indicação.

A diretoria da Fundação Cultural Palmares ficará responsável por aprovar os nomes que serão incluídos ou excluídos da lista.

Caso os nomes escolhidos sejam contestados, a portaria estabelece que caberá a uma comissão técnica a análise da contestação. A comissão terá o prazo de 30 dias, prorrogável por igual período, para acatar ou indeferir o pedido.

Moralização
De acordo com Camargo, as mudanças visam “moralizar” a lista de personalidades negras da Fundação.

“Assinei hoje portaria que moraliza a lista de personalidades negras da Fundação Palmares. O critério de seleção passa a ser a relevante contribuição histórica. Haverá exclusão de vários nomes. Novas personalidades serão incluídas em razão do mérito e da nobreza de caráter”, disse ele por meio de uma rede social na terça-feira (10).

Camargo também anunciou que, entre as personalidades que serão incluídas na lista, estão o humorista Mussum, os cantores Wilson Simonal e Luiz Melodia, e o atleta João do Pulo.

A Fundação Cultural Palmares foi criada em 1988 para promover a preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.

Em outubro, o presidente da fundação, que foi indicado para o cargo pelo presidente Jair Bolsonaro, já havia gerado polêmica ao anunciar que excluiria da lista a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marina Silva.

Na época ele justificou a exclusão dizendo que Marina “não tem contribuição relevante para a população negra do Brasil”.

“O ambientalismo dela vem sendo questionado e não é o foco das ações da instituição”, disse Camargo.

Em junho, em uma reunião gravada, Camargo chamou o movimento negro de “escória maldita”, disse que Zumbi era um “filho da puta que escravizava pretos” e criticou o Dia da Consciência Negra – ele defende um decreto para que a data deixe de ser feriado.

G1 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.