Institutos de pesquisa tiveram amplo acerto em 2016

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL PARA O METRÓPOLES

Os candidatos nas primeiras colocações das pesquisas de intenção de voto, divulgadas nesta semana, podem se animar: em 2016, o Ibope errou o segundo turno das eleições em apenas duas cidades, Porto Velho (RO) e São Luís (MA).

Nos levantamentos divulgados há quatro anos, na semana anterior à disputa para prefeito, o erro médio do Ibope e do Datafolha, os dois maiores institutos de pesquisa do país, estava dentro da margem de erro. O Ibope errou por 3,3 pontos percentuais e o Datafolha por 3,8. O número foi calculado pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles.

A publicação Pindograma acompanha de perto o desempenho dos institutos de pesquisa de opinião, calculando inclusive uma nota para cada um deles. O Ibope está no topo do ranking do site, com a menção A, e o Datafolha na segunda posição, com B+.

O erro percentual médio calculado pelo Pindograma para o Ibope, em todas as suas pesquisas, é de 4,08. Já o Datafolha tem um erro percentual médio de 3,95. (Entenda aqui como a nota é calculada).

O editor-chefe da Pindograma, Daniel Ferreira, alerta que há diversos elementos que influenciam na hora de avaliar se uma pesquisa previu corretamente o resultado de uma eleição. Algo que impacta especialmente nos resultados municipais é a demora do brasileiro em decidir em quem vai votar.

“Se o eleitor deixa para decidir na última hora, ele pode escolher o candidato na frente da urna. Não tem como capturar isso. Precisamos aceitar a incerteza”, ponderou. Para Ferreira, a disputa deste ano tem elementos adicionais de indefinição. “As campanhas estão diferentes, mais virtuais, menos aglomeradas, e os índices de indecisos ainda estão altos nas pesquisas”, acrescentou.

Outro fator importante é a abstenção. “É bem possível que essa taxa seja bem mais alta este ano”, disse. Nesse caso, a culpada é a pandemia de coronavírus, que levou ao adiamento das datas iniciais previstas para a votação e um encurtamento da campanha eleitoral.

Metrópoles  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.