Maioria de Trump na Suprema Corte não garante nada

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ CNN

Em setembro, Donald Trump anunciou: “Eu acho que isso [a eleição presidencial] vai acabar na Suprema Corte”. Em seguida completou: “E eu acho que é muito importante que nós tenhamos nove ministros”, fazendo referência à vaga aberta pela morte da liberal Ruth Bader Ginsburg e dando ao presságio cara de aposta.

No último sábado (7), após o resultado anunciado a favor de Joe Biden, o presidente americano tuitou: “A Suprema Corte dos Estados Unidos deveria decidir!”. Trump parece contar com a maioria conservadora do tribunal como último recurso para reverter o resultado das urnas. Para isso, enfrentará uma série de obstáculos não só jurídicos, mas também fáticos.

Diferentemente de países como o Brasil, em que é possível levar questões políticas sensíveis e controversas direto para a mais alta corte, nos EUA esses casos devem, em regra, passar primeiro por instâncias inferiores.

Com isso, o Partido Republicano, de Trump, vem fomentando litígios em torno de questões eleitorais perante tribunais locais sem que tenha, até o momento, obtido vitórias expressivas. Dos casos ainda em curso, apenas um deles chegou à Suprema Corte.

Redação com Folha

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.