Obama fala à Globo e faz crítica indireta a Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: JASON REED / Reuters

Quatro anos depois de deixar a Casa Branca, Barack Obama está lançando nesta terça-feira o primeiro volume de suas memórias, “Uma terra prometida”, um livro de 751 páginas que no Brasil será publicado pela Companhia das Letras.

Como parte da divulgação de lançamento, o ex-presidente americano conversou no último domingo, diretamente de Washington, D.C., com a editora-executiva Flávia Barbosa, do GLOBO, e Pedro Bial, da TV Globo. Na entrevista, que vai ao ar nesta madrugada e que estará no site e no jornal na manhã desta terça, Obama comenta a pandemia de Covid-19, a vitória de seu ex-vice Joe Biden nas eleições americanas, o estado da democracia nos EUA e a relação com o Brasil.

Perguntado sobre as declarações do presidente Jair Bolsonaro que, ao rebater posições de Biden sobre a Amazônia, disse que “quando acabar a saliva, tem que ter pólvora”, Obama reforçou o papel do Brasil na questão ambiental e destacou:

— O Brasil foi um líder no passado, seria uma pena se deixasse de ser — disse, acrescentando ter a esperança de que, com novo governo em Washington, haja “uma oportunidade de redefinir essa relação”. — Sei que ele [Biden] vai enfatizar que a mudança climática é real, que Estados Unidos e Brasil têm um papel de liderança a desempenhar.

O ex-presidente lembrou ainda a viagem ao Rio em 2011, falou sobre problemas que a democracia americana enfrenta e como abordou a questão racial em seu governo.

Ainda nesta madrugada, a entrevista vai ao ar em “Conversa com Bial” e estará no site e nas páginas do GLOBO na manhã desta terça.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.