ONU convoca reunião de cúpula sobre pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: PHILIPPE DESMAZES/AFP / AFP

A Assembleia Geral da ONU decidiu nesta quinta-feira realizar uma cúpula extraordinária para debater a pandemia de Covid-19. Ela está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro, em Nova York, e tem como objetivo fortalecer a cooperação internacional.

Nenhum membro votou contra a realização da cúpula, mas três se abstiveram: Estados Unidos, Israel e Armênia.

Devido ao confinamento de 14 dias imposto aos visitantes estrangeiros pela cidade de Nova York, o encontro presencial de chefes de estado é improvável. Portanto, a cúpula deve ser realizada majoritariamente de forma virtual.

Esse modelo, parte virtual e parte presencial, já havia sido adotado em setembro pela ONU para sua Assembleia Geral, da qual participam líderes de todo o planeta.

Durante as intervenções que se seguiram à votação, os Estados Unidos expressaram seu desacordo com o papel de liderança da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a cúpula. A Rússia, por sua vez, lamentou a desqualificação desta instituição por Washington.

A Alemanha criticou a resolução por ser “muito vaga” sobre os objetivos da cúpula, e o Reino Unido pediu um espaço substancial para a participação da sociedade civil.

Desde a eclosão da pandemia no início deste ano, os 193 Estados membros das Nações Unidas adotaram quatro resoluções sobre a pandemia.

Por sua vez, o Conselho de Segurança, sob a tensão crescente entre China e Estados Unidos, dois de seus cinco membros permanentes, aprovou uma resolução que pede o fim dos combates em países em guerra para facilitar o combate à pandemia.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.