PGR é contra Lula ver acordo Lava Jato/FBI

Destaque, Reportagem, Todos os posts

O procurador-geral da República de Bolsonaro quer que o STF rejeite pedido de Lula para acessar o “acordos de cooperação internacional” da Lava Jato. Lula quer conhecer o acordo que a Lava Jato e o FBI fizeram contra ele. E motivos não faltam.

Você está vendo a única foto existente na internet da agente especial do FBI Leslie R. Backschies. Curiosamente, essa foto foi tirada no Brasil em uma das diversas vezes em que ela esteve aqui.

Leslie é um dos personagens de uma trama intrincada que começou a ser revelada pela Agência Pública no último dia 1 de julho.

Diálogos dos procuradores da Lava Jato vazados pelo Intercept foram a base da investigação complementar da Agência Pública. Em um chat com Deltan Dallagnol em 18 de maio de 2016 constante do arquivo entregue ao site The Intercept Brasil, a procuradora Thaméa Danelon, ex-coordenadora da Força-Tarefa em São Paulo, brincou antes de uma viagem para os EUA: “Vou tentar tirar uma foto c a Jennifer Lopes e o cartaz das 10 Medidas”, brinca ela. “Os agentes do FBI já apoiaram. Mas não pode publicar a foto ok? Eles não deixaram”, explica Thaméa, enviando a foto a seguir.

O fato é um só: esses diálogos vazados mostram proximidade entre PF, procuradores do MPF e o FBI no caso da Lava Jato, incluindo “total conhecimento” das investigações sobre Lula e a Odebrecht

As matérias do Intercept e da Agência Pública mostraram de maneira clara, há alguns meses, que a Lava Jato atuou de maneira parecida à de John Edgar Hoover, lendário chefão do FBI, e fez grampos ilegais, vazou conversas de jornalistas críticos da operação e perseguiu quem via como “adversário político”.

Lula, portanto, tem muito interesse em conhecer os acordos de Estado – no caso, entre o Estado brasileiro e o norte-americano – que ensejaram esses abusos de poder nebulosos. Tudo isso faz parte de sua tese, pendente no STF, de que foi alvo de abusos da Lava Jato.

Porém, alguém parece ter muito medo de que o ex-presidente veja os intestinos do complô arquitetado contra si por seus inimigos políticos travestidos de autoridades. Esse alguém é Augusto Aras, o procurador-geral da República que Bolsonaro tirou do Bolso do colete.

O PGR bolsonarista acaba de alegar ao STF que não deve deixar Lula conhecer o que FBI e a Lava Jato armaram contra si pois seria “usurpação de competência”. Há que lembrar, porém, que esse acordo Lava Jato/FBI, como se afigura, é ilegal

CONFIRA A MATÉRIA EM VÍDEO