PT dispara nas eleições de 2020

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Cientista político tucano prevê forte recuperação do PT nas eleições de 2020, apesar de não ser uma recuperação nas capitais e, sim, nas grandes cidades do interior do país. Em relação a 2016, ano do desastre petista, o partido crescerá cerca de 700%.

O ano de 2016 certamente foi o pior da história do partido. Além do impeachment de Dilma Rousseff e do primeiro indiciamento de Lula na Lava Jato, o partido sofreu a maior derrota eleitoral de sua história. Só elegeu prefeito em uma grande cidade brasileira, Rio Branco, no Acre, e foi derrotado em todos os duelos no 2o turno, perdendo todo o Nordeste e o ABCD paulista, onde sempre foi forte.

Vale ressaltar que, como dizem 9 entre 10 analistas políticos, eleições municipais guardam pouca conexão com eleições gerais – para presidente, governadores, senadores, prefeitos e deputados. Foi desse modo que o partido, apesar do “desastre” em 2016, arrancou expressiva vitória nas urnas em 2018, sendo o segundo partido com melhor resultado naquelas eleições, fazendo a maior bancada da Câmara dos Deputados e colocando o candidato petista no segundo turno da eleição presidencial.

Em 2020, apesar de o resultado nas capitais parecer não estar sendo muito bom para o PT, estudo encomendado pelo jornal Valor Econômico dá conta de que os dois partidos que melhor resultado devem obter nas eleições deste ano são PT e PSD.

Antes que alguém duvide da materialidade de tal pesquisa, vale dizer que o autor é o cientista político Antonio Lavareda, filiado ao PSDB desde 2009.

Segundo Lavareda, as eleições deste ano mostrarão recuperação do PT e crescimento do PSD. Segundo as projeções do estudo, o PT irá se recuperar do desastre de quatro anos atrás e o PSD deverá obter a maior expansão em número de prefeitos eleitos.

O PT elegeu prefeitos em 19 dos nos 95 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores em 2012, com destaque para a vitória retumbante de Fernando Haddad em São Paulo, caiu para apenas um há quatro anos e, agora, deverá recuperar terreno e amealhar sete das cidades com o maior eleitorado do país. E, segundo a pesquisa, o PSD será o partido que mais crescerá em 2020.

Mas a melhor notícia é a de que a onda de direita que ganhou impulso na eleição municipal de 2016 e virou maremoto em 2018 não deve seguir o curso neste ano. Os candidatos favoritos nas capitais tendem a estar mais à esquerda e ao centro do que os atuais prefeitos.

A razão é muito simples. A direita não sabe governar. Toda vez que chega ao poder, só se mantém nele através de golpes porque governa para a minoria rica. Sempre. Governos de 13 anos como o do PT, só de esquerda. E a onda vermelha vem aí.

CONFIRA A MATÉRIA EM VÍDEO