Russomanno tem apoio de Olavo de Carvalho

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Na reta final da eleição à prefeitura de São Paulo, o candidato Celso Russomanno, do Republicanos, tem recebido o apoio da ala ideológica do bolsonarismo para atacar adversários como Guilherme Boulos (PSOL) e Artur do Val (Patriotas). Essa estratégia se tornou mais clara no debate do jornal Folha de S.Paulo e UOL nesta quarta-feira, quando Russomanno acusou Boulos de contratar empresas fantasmas na sua campanha e no decorrer da transmissão a mesma denúncia foi publicada no youtube de Oswaldo Eustáquio, blogueiro que chegou a ser preso no inquérito que apura atos antidemocráticos.

Cerca de uma hora após Russomanno fazer a acusação, o assunto já estava entre os mais comentados do Twitter. Até até o final da noite de quarta-feira, foram feitos 59.627 tuites com a hashtag “LaranjalDoBoulos” por um total de 17.704 perfis na rede social. Entre as contas que mais postaram os ataques contra o candidato do PSOL, estavam investigados por propagar fake news como o deputado estadual Douglas Garcia, do PSL, além de youtubers como Barbara Zambaldi Destefani e Bernardo Kuster. Este último é diretor de um site de notícias criado pelo ideólogo de direita Olavo de Carvalho.

Russomanno participou de uma live na quarta no portal de Olavo de Carvalho justamente na companhia de Kuster. A transmissão não foi divulgada na agenda do candidato. Nas últimas semanas, Russomanno fez gestos à ala ideológica bolsonarista, passou a atacar a vacina CoronaVac e atraiu o apoio de influenciadores bolsonaristas. O candidato recebeu inclusive uma doação de R$ 55 mil do empresário Otávio Fakhoury, também investigado no inquérito das fake news do STF. Este inclusive passou a disponibilizar a sua assessoria de imprensa para a campanha do candidato.

Por meio da ferramenta do Google CrowdTangle, a reportagem também acompanhou a disseminação do ataque contra Boulos nas páginas de simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro no Facebook. Lá, o vídeo do blogueiro investigado Oswaldo Eustáquio foi compartilhado pelo deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) e pela página do Aliança pelo Brasil, partido que o presidente Bolsonaro deseja criar. Desde a semana passada, Sergio de Lima, que é marqueteiro do Aliança pelo Brasil, passou a atuar na campanha de Russomanno. Lima disse ao GLOBO que sua participação é voluntária e que tem dado contribuições na estratégia digital do candidato para alinhar as pautas de Russomanno com os valores da direita.

Outro que também compartilhou postagens de Russomanno foi o deputado estadual Gil Diniz. Ele contou ao GLOBO que entrou na campanha de Russomanno nesta semana e que sua missão é ajudar o candidato a derrotar o PSDB. Segundo Gil, foi ele inclusive que deu a dica a Russomanno para atacar o deputado Artur do Val, conhecido por seu canal do youtube Mamãe Falei. Em debate na terça-feira do jornal o Estado de S.Paulo, o candidato do Republicanos se referiu a Artur como “MamãeFaltei”, sob a acusação de ser faltoso nas sessões da assembleia.

– O Artur vai no plenário assina e sobe para o gabinete para fazer vídeo no Youtube. Dei essa dica ao Russomanno e ele quebrou a internet – disse Gil.

O ataque contra o deputado Artur do Val foi compartilhado por Russomanno com um vídeo no Twitter e se espalhou ao longo do dia por perfis como o de Gil Diniz, Douglas Garcia e também por Sonaira Fernandes, ex-assessora de Eduardo Bolsonaro e candidata a vereadora na capital paulista. O próprio presidente tem pedido votos para Sonaira. No Facebook, a postagem do vídeo com a alusão ao termo “Mamãe Faltei” teve 7569 interações, de acordo com a ferramenta Crowdtangle.

O compartilhamento foi feito por páginas bolsonaristas como Muda Brasil, Povo com Bolsonaro, Aliança pelo Brasil SP e República de Curitiba. Os administradores dessa última página participaram de Live com Russomanno domingo.

O Globo

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.