Soma de Boulos e Tatto mostra periferia ainda de esquerda

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Oliveira/UOL

O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), conseguiu um feito inédito em duas décadas na cidade ao vencer em todas as 58 zonas eleitorais da capital. Com a divisão da esquerda entre as candidaturas de Guilherme Boulos (Psol) e de Jilmar Tatto (PT), o tucano avançou na periferia, reduto tradicionalmente petista. A soma dos votos de Boulos e Tatto, no entanto, mostra que o cenário eleitoral da cidade continua semelhante ao registrado nas disputas municipais anteriores, com a esquerda forte nos bairros periféricos e o voto do tucanos concentrado no centro expandido.

Guilherme Boulos, líder do MTST, movimento dos sem-teto, obteve sua maior votação longe da periferia, em Pinheiros, na zona oeste da cidade, com 31,89%. Na sequência das maiores votações, aparecem Bela Vista, no centro, e Perdizes, na zona oeste. Agora, o candidato do Psol reforçará a busca pelos eleitores dos bairros periféricos, ao receber o apoio do PT e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A campanha do Psol aposta na atração dos votos dados ao candidato petista Jilmar Tatto, que registrou seu melhor desempenho na periferia. Hoje, Tatto irá para a uma campanha de rua com Boulos, para destacar a aliança do PT com o Psol no segundo turno.

Segundo pesquisa XP/ Ipespe divulgada hoje pelo Valor, Boulos tende a receber o apoio de 72% dos eleitores de Tatto no primeiro turno.

Apesar do avanço do PSDB em todas a cidade, a soma dos votos de Boulos e Tatto mostra que a esquerda obteve mais votos em 20 zonas eleitorais. Com exceção da Bela Vista, no centro, todos as outras estão localizadas nas regiões mais periféricas da cidade.

Na votação geral, Covas ficou em primeiro lugar, com 32,85% dos votos válidos, seguido por Boulos, com 20,24%. O petista Jilmar Tatto deu ao PT o pior resultado eleitoral registrado pelo partido na cidade, terminando em sexto lugar, com 8,65%.

O candidato do PT, no entanto ficou em segundo lugar no Grajau e Parelheiros, no extremo sul da cidade, onde os tucanos encontram resistência.

Em 2016, João Doria venceu a disputa eleitoral no primeiro turno, em feito inédito na cidade, mas perdeu nesses dois distritos. Naquela eleição, Marta Suplicy, então filiada ao MDB, venceu em Grajaú e Parelheiros.

Covas também reforçará a busca pelo eleitorado da periferia. Um de seus trunfos da campanha deverá ser a participação mais atuante de Marta Suplicy, ex-prefeita e ex-petista, com marcas fortes nos bairros periféricos. Ao receber o apoio do deputado Celso Russomanno (Republicanos) ontem, derrotado nas urnas no primeiro turno, a campanha tucana também buscará atrair o voto do eleitorado do parlamentar, espalhado por bairros periféricos, sobretudo na zona leste. Russomanno teve seu melhor desempenho no Itaim Paulista, na zona leste. No primeiro turno, Covas recebeu sua melhor votação no Jardim Paulista, com 44,5% dos votos.

Valor Econômico

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.