STF nega a Witzel paralisação do impeachment

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou, por maioria, o pedido apresentado pela defesa do governador afastado Wilston Witzel (PSC) para tentar paralisar o processo de impeachment que tramita na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

O julgamento aconteceu no plenário virtual, entre 6 e 13 de novembro. Nessa modalidade, os ministros não se reúnem para discutir o tema, apenas depositam os seus votos no sistema eletrônico do Tribunal.

O único a divergir foi o ministro Dias Toffoli, que, em julho, concedeu liminar considerando irregular os moldes da comissão formada na Alerj para analisar o caso. Na época, Toffoli era o presidente da Corte e atuava em regime de plantão durante o recesso do Judiciário.

A decisão, no entanto, foi cassada pelo relator da ação, Alexandre de Moraes, que liberou a tramitação do impeachment. O ministro considerou que a formação da primeira comissão ocorreu de forma correta.

A defesa então, recorreu, e Moraes enviou o agravo para ser analisado pelo colegiado. O presidente do STF, Luiz Fux, se declarou impedido de participar do julgamento. O ministro Roberto Barroso também não se manifestou.

Além do processo na Alerj, Witzel responde criminalmente por supostamente integrar um esquema de desvio de recursos da saúde.

Em 28 de agosto, o então governador foi afastado do cargo por decisão do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A medida foi posteriormente confirmada por 14 votos a 1 durante julgamento na Corte Especial, que reúne os 15 ministros mais antigos do tribunal.

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.