TSE testa urnas contra novos atrasos no 2o turno

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Roberto Jayme/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu realizar novos testes para garantir que não haverá atrasos na divulgação dos resultados no segundo turno das eleições municipais, marcado para domingo.

No dia 15, quando foi realizado o primeiro turno, o supercomputador responsável pela totalização (soma) dos votos apresentou dificuldades técnicas, o que gerou uma lentidão no processo.

Segundo fontes do tribunal, testes de desempenho com as zonas eleitorais estão sendo realizados desde a semana passada, e uma nova rodada aconteceu ontem e deve se repetir hoje.

O procedimento está sendo monitorado pela Oracle, empresa responsável por fornecer o supercomputador.

A equipe de tecnologia da informação da corte também tem trabalhado para evitar novos ataques “hackers” ao sistema de dados. Por questões de segurança, o TSE não fornece mais detalhes sobre os procedimentos.

Durante o primeiro turno, o tribunal enfrentou uma série de problemas. Pela manhã, eleitores relataram dificuldades em acessar o e-Titulo, aplicativo que poderia ser usado para justificar a ausência na votação.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, também revelou que houve uma tentativa de ataque cibernético para derrubar o sistema da Corte, que foi neutralizado.

Em seguida, confirmou que um grupo conseguiu acessar dados de funcionários, mas que esperou o dia da eleição para divulgar a informação para tentar tumultuar o processo eleitoral.

No fim do dia, a atenção se voltou para a lentidão na contagem dos votos, o que atrasou em mais de duas horas a divulgação dos resultados do pleito.

Segundo explicações do tribunal, o problema aconteceu pela ausência de testes prévios no supercomputador responsável por realizar a totalização dos votos de todo o país.

Esta foi a primeira eleição em que o TSE centralizou a contagem dos votos. Antes, esse processo era feito pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada Estado, que enviavam os dados para que o TSE consolidasse.

Valor Econômico

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.