Voto por correio tumultua eleição nos EUA

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rachel Wisniewski – 03.nov.2020 / Reuters

Quatro estados considerados muito disputados – Pensilvânia, Wisconsin, Michigan e Geórgia – amanheceram nesta quarta-feira (4) com milhares de votos enviados pelo correio ainda não contabilizados, deixando a corrida pela Casa Branca entre o presidente Donald Trump e o ex-vice-presidente Joe Biden em aberto.

Funcionários eleitorais em alguns estados encerraram a noite e planejaram retomar a contagem pela manhã, enquanto alguns condados na Pensilvânia não haviam nem começado a apurar esses votos até o início desta quarta.

Os votos pelo correio, que bateram recorde neste ano em razão da pandemia de Covid-19, devem favorecer Biden, cuja campanha encorajou os democratas a votarem antecipadamente, enquanto os votos presenciais dessa terça podem conceder vantagem a Trump.

Trump e aliados pediram repetidamente que os resultados sejam computados rapidamente para que um vencedor fosse declarado na noite de ontem, apesar de os funcionários eleitorais tecnicamente levarem dias ou semanas para completar a apuração antes de oficializar os resultados estaduais totais.

Mas em três estados-chave – Michigan, Pensilvânia e Wisconsin – os colaboradores não foram autorizados a começar a apurar os votos pelo correio antes do dia principal da eleição, depois que legislativos estaduais liderados por republicanos se recusaram a mudar leis para permitir uma preparação, como outras regiões.

Após Biden fazer comentários no começo desta quarta pedindo paciência, enquanto os funcionários continuam a contagem, Trump atacou a legitimidade da apuração e disse falsamente que venceu em estados onde milhões de votos ainda serão contabilizados.

No estado da Pensilvânia, onde funcionários não puderam começar a apuração de milhares de votos antecipados até terça, alguns condados tomaram as próprias decisões sobre como lidar com a situação. Na cidade da Filadélfia, foram apurados cerca de 75 mil votos pelo correio dos 350 mil entregues no fim da noite de terça, disse o comissário da cidade, Al Schmidt.

Em Luzerne, condado localizado perto de Scranton, os funcionários interromperam a contagem dos votos pelo correio na noite de terça e vão retomar na manhã desta quarta. Segundo autoridades locais, a área apurou cerca de 26 mil dos 60 mil votos.

No estado da Geórgia, cujas leis permitiram um pré-processamento, dos 134 mil votos pelo correio, foram apurados 86 mil.

A apuração dos votos pelo correio pode ser alvo de disputas na Justiça. Os republicanos abriram um processo contestando ao menos 1,2 mil desses votos no condado tradicionalmente democrata de Montgomery, na Pensilvânia. Um juiz federal vai verificar o caso nesta manhã.

Três republicanos que acompanhavam o processamento de votos pelo correio descreveram a um tribunal federal como eles viram estes com possíveis problemas técnicos. Também afirmaram que o condado começou a processar os votos pelo correio muito antes do permitido.

CNN Brasil

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.