Alta do ICMs pode “matar” bares e restaurantes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

Em meio a um cenário de aumento de casos de contaminações de Covid-19 que poderá levar à imposição de novas restrições de funcionamento, os bares e restaurantes de São Paulo vão começar o ano com um aumento de tributos: a partir de 15 de janeiro, a alíquota de ICMS do setor vai aumentar em 15%.

O setor tem sido um dos mais afetados pela pandemia. Segundo o Sindresbar, que representa bares e restaurantes, dos 350 mil estabelecimentos abertos antes da pandemia no Estado de São Paulo, 25% fecharam as portas definitivamente. As demissões passam de 80 mil. Estima-se que o fechamento dos estabelecimentos por 20 semanas ao longo do ano deverá levar a uma queda de faturamento da ordem de 40% neste segundo semestre.

O aumento do ICMS é resultado da redução de abatimentos ou isenções de ICMS e está previso no decreto que regulamenta a Lei nº 17.293, de 15 de outubro de 2020, que estabelece poderes para o executivo estadual realizar um ajuste fiscal. No caso de bares e restaurantes, a alíquota, que era de 3,2%, passará a 3,69% com a eliminação de abatimentos — um aumento de 15%.

A retirada de benefícios afeta também a cadeia agropecuária, incluindo produtores de frango, ovos e suínos e a fabricação de fertilizantes e rações, entre outros setores como a cadeia da saúde. Levantamento da Associação Paulista de Supermercados estima que os alimentos básicos — incluindo leite, frutas, legumes e verduras, carnes e pães — podem ficar até 4,32% mais caros.

— A situação do setor é muito grave e não tem momento mais inoportuno para um aumento de impostos — diz Sylvio Lazzarini, fundador do Varanda Grill e associado do Sindresbar.

O Sindresbar e a Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) tentam adiar por 90 dias a entrada em vigor das novas alíquotas. Para o presidente da ANR, Cristiano Melles, o aumento pode levar o setor “ao colapso”.

O Globo

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.