Bolsonaro comemora veto à reeleição no Congresso

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters (18.abr.2013)

O Palácio do Planalto comemorou o resultado do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que barrou a possibilidade de que os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, possam ser reeleitos pra os cargos no dia 1 de fevereiro.

Interlocutores do presidente Jair Bolsonaro com quem a CNN conversou avaliaram que o STF percebeu que uma decisão que permitisse a recondução iria gerar um desgaste muito grande para a corte, uma vez que a Constituição é clara em vedar essa possibilidade.

A leitura é de que houve um recuo por parte de ministros do STF diante das críticas que vinham sofrendo nos últimos dias e que o jogo nas duas casas agora “está zerado”.

Para o governo, apesar de Alcolumbre, com quem o Planalto tem boa relação, estar fora, tirar Rodrigo Maia era o principal objetivo.

Além disso, interlocutores do presidente dizem que Bolsonaro se fortalece nesse processo uma vez que o grupo que se uniu contra ele com o aval de parte do Judiciário se fragilizou.

No Senado, a avaliação é a de que o MDB irá se movimentar para tentar retomar o posto. Na semana passada, a CNN já havia revelado esse movimento. Agora, com a decisão do STF, ele ficará mais explícito. Da bancada, desponta como cotados o líder do partido, Eduardo Braga, o do governo no Congresso, Eduardo Gomes, e a presidente da Comissao de Constituição e Justiça, Simone Tebet.

Na Câmara, o governo considera que o líder do Progressistas, Arthur Lira, o preferido do governo, está bem colocado, mas não tem a eleição garantida. Será necessário ver como Maia irá se reposicionar diante da derrota no STF.

CNN Brasil

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.