Caso Abin-Flávio dificulta indicação de Ramagem à PF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Machado/ Reuters

Integrantes da Polícia Federal avaliam que a produção de relatórios da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para orientar a defesa de Flávio Bolsonaro no caso Queiroz dificulta muito qualquer movimento de Bolsonaro para nomear novamente Alexandre Ramagem para o comando do órgão. Ramagem é o atual chefe da Abin e chegou a se reunir com as advogadas do senador no gabinete de Bolsonaro, em agosto, para discutir o caso.

Nesta sexta-feira (11), o colunista Guilherme Amado, da Revista Época, revelou que a Abin produziu ao menos dois relatórios para orientar Flávio Bolsonaro e sua defesa sobre como deveriam agir para obter os documentos que permitissem embasar um pedido de anulação do caso das “rachadinhas”. Para integrantes da Polícia Federal, o episódio traz à tona novamente a relação íntima entre Ramagem e a família Bolsonaro, motivo que fez a nomeação do delegado ser suspensa pelo Supremo Tribunal Federal em abril.

A avaliação de integrantes do órgão é que a atuação da Abin como uma espécie de “assessoria jurídica” do filho de Bolsonaro inviabiliza uma nova nomeação de Ramagem. Eles acreditam que ele não teria condições de exercer o cargo de chefe do órgão sem despertar a desconfiança de que estaria atuando para atender aos interesses do governo. Para membros da PF, ter um delegado com esse histórico de intimidade com a família Bolsonaro colocaria em xeque a atuação da corporação, que é responsável por investigar o governo e seus aliados.

Há algumas semanas, a troca do comando da PF voltou a ser ventilada nos bastidores do órgão e também do Palácio do Planalto. A ideia era que a substituição do atual diretor-geral da PF, Rolando de Souza, por Ramagem acontecesse após a conclusão do inquérito que envolve o ex-ministro Sergio Moro e Jair Bolsonaro sobre interferência na corporação. Hoje, a avaliação dentro da PF é que não há clima algum para a mudança e que qualquer movimento nesse sentido pode mergulhar a PF em uma nova crise.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.