Cidade “berço” da covid pode ter tido 10 vezes mais mortes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Hector Retamal / AFP

A escala do surto da Covid-19 em Wuhan, a primeira cidade afetada pela pandemia no mundo, no início deste ano, pode ter sido quase dez vezes maior do que a registrada na época, segundo um estudo conduzido por autoridades de saúde pública da China. Mesmo com isso, os dados também mostram que a cidade ainda está longe da taxa que pode levar a uma imunidade coletiva.

Cerca de 4,4% das pessoas que foram testadas em Wuhan tinham anticorpos específicos para o vírus, indicando que elas foram infectados há algum tempo, de acordo com uma pesquisa sorológica com mais de 34 mil pessoas conduzida em abril pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (CCDC, na sigla em inglês), cujos dados foram divulgados na segunda-feira.

Essa proporção sugere que, como Wuhan abriga cerca de 11 milhões de pessoas, até 500 mil residentes podem ter sido infectados. O número é quase dez vezes maior do que os 50 mil casos confirmados pelas autoridades de saúde em meados de abril, quando a pesquisa foi realizada.

A China foi criticada internacionalmente pela abordagem inicial da doença, que se espalhou pelo mundo, tornando-se uma pandemia. Os EUA já haviam levantado dúvidas sobre os dados chineses em relação ao surto em Wuhan, e uma série de revisões das informações aumentaram as suspeitas de que a China poderia ter maquiado os números.

No entanto, embora os dados sorológicos possam reacender essas alegações, é comum que as autoridades de saúde subestimem os casos durante um surto agudo, considerando que a capacidade de testagem é inicialmente limitada e que os hospitais podem ficar sobrecarregados com um aumento repentino de pacientes. Além disso, a capacidade do novo coronavírus de infectar as pessoas silenciosamente, deixando algumas assintomáticas ou apresentando sintomas leves, apenas agrava o problema.

A vigilância sorológica tem sido amplamente utilizada por profissionais de saúde no mundo todo para medir a verdadeira escala das epidemias, como as da Covid-19, Aids e hepatite. A prevalência de doenças derivadas de tais estudos pode orientar programas de mitigação e vacinação.

A pesquisa do CCDC mostrou um impacto muito menor do vírus fora de Wuhan, que foi isolada em meados de janeiro, para evitar que o surto se espalhasse pelo país. A taxa positiva de anticorpos foi de apenas 0,44% na província de Hubei, que também ficou sob uma quarentena de três meses. Apenas duas pessoas tiveram o resultado positivo para a presença do anticorpo entre as 12 mil pesquisadas em seis outras cidades e províncias chinesas, incluindo Pequim, Xangai e Guangdong — o que sugere uma prevalência extremamente baixa do vírus no resto do país.

Os resultados de Wuhan mostram que mesmo a cidade mais atingida da China ainda é vulnerável à Covid-19. Epidemiologistas dizem que pelo menos metade da população precisa ter entrado em contato com o vírus para alcançar a taxa mínima de imunidade coletiva. Por outro lado, a taxa de infecção da cidade está alinhada com as encontradas em outros países após a primeira onda de infecções, afirmou o centro responsável pela pesquisa em um comunicado à imprensa publicado em seu site.

As taxas de anticorpos positivos na Espanha e na Suíça nesta primavera, por exemplo, foram de 6,2% e 11%, respectivamente, disse o CCDC. Embora esses valores sejam superiores aos 4,4% encontrados em Wuhan, e tenham sido registradas antes de outros surtos que atingiram em cheio a Europa, eles ainda estão aquém do limite de imunidade coletiva.

Desde o fim do surto em Hubei, a China tem contido amplamente o novo coronavírus, com surtos esporádicos desde abril, que, depois, foram eliminados com o rastreamento agressivo de contatos e testes rápidos de milhões de pessoas em questão de dias.

Quarentena em distrito de Pequim
Nesta terça-feira, Pequim isolou dez áreas do distrito de Shunyi, no nordeste da capital, decretando a primeira quarentena na cidade desde o último surto do vírus nos meses de junho e julho.

A cidade registrou 16 infecções e três casos assintomáticos desde 18 de dezembro, quando os primeiros casos de transmissão local foram descobertos depois de 133 dias sem novos registros. A maioria deles surgiu em Shunyi, que impediu o acesso de entregadores a conjuntos residenciais.

Seis vilarejos, três edifícios e uma zona industrial estão entre as áreas isoladas, disse uma autoridade municipal de Pequim em uma entrevista coletiva.

Embora a quantidade de casos novos em Pequim seja modesta na comparação com junho e julho, autoridades municipais intensificaram as medidas de contenção contra a Covid-19, que emergiu em três distritos nos quais centenas de milhares de moradores foram examinados.

O governo de Pequim disse que está cancelando reuniões em larga escala, como feiras e eventos esportivos.

No domingo, o governo disse que aumentará o número de vagões no metrô para separar os passageiros e que limitará a 75% a capacidade de pontos turísticos e locais de entretenimento.

O Globo

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.