Fiocruz avisa que covid pode colapsar sistema de saúde

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: MICHAEL DANTAS / AFP

Diante de aumento de casos de Covid-19, uma nota técnica da Fundação Oswaldo Cruz, a ser divulgado hoje, traz um tom alarmante. Diz lá que a “possibilidade de colapso do atendimento aos novos casos é real e poderá acontecer nas próximas semanas, agravada pela chegada das festas de fim de ano e das férias”. O problema maior tem uma palavra chave: sincronização. Os casos crescem simultaneamente nas regiões metropolitanas e no interior. Nem sempre foi assim.
Veja esses números…
Até o final de maio, cerca de 67% dos óbitos por Covid-19 no Brasil foram registrados nas regiões metropolitanas (RMs). Com a interiorização da doença, no último dia de outubro essa proporção se inverteu: “As RMs passaram a representar somente 33% do total de óbitos registrados no país, demonstrando o que pode ser considerado como o fim do processo de interiorização”, diz a nota técnica.
A consequência é que o sistema de saúde está menos preparado para atender grandes centros urbanos e o interior ao mesmo tempo.
Na terra de Alcolumbre…
Aliás, o Amapá, do senador Davi Alcolumbre, parece substituir o Maranhão da época de José Sarney, como imã para notícias ruins. Nessa nota técnica da Fiocruz, 82% dos mortos no interior do estado não tiveram acesso a uma UTI. Em seguida aparecem Roraima (73%) e Amazonas (66%).

O Globo

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.