Governo tenta apressar aprovação da vacina de Oxford

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve entregar os documentos finais para o registro da vacina de Oxford/AstraZeneca no Brasil à Anvisa até 15 de janeiro. A previsão é que o primeiro milhão de doses seja entregue entre 8 e 12 de fevereiro.

“O nosso registro já está sendo submetido com a perspectiva de entrega final de documentos até a data de meados de janeiro, de 15 de janeiro”, disse a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, nesta quarta-feira, 30, em uma cerimônia para a entrega de 20 milhões de reais da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) à fundação para o combate à pandemia

O acordo firmado entre a fabricante AstraZeneca, a Fiocruz e o Ministério da Saúde prevê a fabricação de até 3 bilhões de doses da vacina em território brasileiro em 2021, a depender da autorização da Anvisa. O imunizante está sendo testado no Brasil.

Ainda não há data definida para início da campanha, mas a expectativa do Ministério é começar entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, se os fabricantes das vacinas obtiverem aval a tempo.

A Anvisa confirmou que se reuniu nesta quarta, 30, com representantes da AstraZeneca para tratar do pedido de uso emergencial do imunizante. Em nota, a agência informou que, após a entrega da solicitação, terá 10 dias para decidir sobre a autorização de emergência.

“Este período pode ser menor, a depender da quantidade de pacotes de informação já entregues pelo laboratório para a Anvisa dentro do processo de Submissão Continua”, diz o comunicado.

O Reino Unido foi o primeiro país a aprovar a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade Oxford em parceria com a farmacêutica Astrazeneca nesta quarta-feira, 30. O país também foi o primeiro a liberar o imunizante fruto da parceria Pfizer-BioNTech.

O governo britânico encomendou 100 milhões de doses do imunizante de Oxford, que além de ser mais barato que a vacina da Pfizer exige um armazenamento mais simples, o que permitiria aplicá-lo em regiões mais remotas.

Veja  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.