Ministro da Justiça pergunta a Moro por que trabalhar para Odebrecht

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O atual ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e o ex-chefe da pasta, Sergio Moro, trocaram ofensas na rede social Twitter na 2ª feira (28.dez.2020). Mendonça respondeu Moro depois do ex-ministro ter criticado o governo pela falta de vacinação no país.

Ao todo, foram 8 comentários na rede social. Dois foram de Moro e 6 de Mendonça. A discussão começou às 16h57 e foi até as 22h32.

A troca de ofensas foi motivada por uma publicação de Sergio Moro em que ele perguntou: “Onde está a vacina para os brasileiros? Tem Presidente em Brasília? Quantas vítimas temos que ter para o Governo abandonar o seu negacionismo?“.

Moro tem um posicionamento crítico ao governo Bolsonaro desde que pediu demissão do cargo de ministro da Justiça, em 24 de abril. Ao sair, acusou o presidente Jair Bolsonaro de ações que podem configurar crimes de responsabilidade.

Moro saiu porque, segundo ele, Bolsonaro queria contato pessoal na corporação para colher informações. Leia e assista aqui à íntegra da declaração de Moro. Leia aqui como se defendeu o presidente.

Mendonça foi anunciado em 28 de abril como ministro da Justiça e Segurança Pública. Antes, ele era advogado-geral da União.

O atual ministro rebateu a fala de Moro sobre a vacinação indagando: “Alguém que manchou sua biografia tem legitimidade para cobrar algo? Alguém de quem tanto se esperava e entregou tão pouco na área da Segurança?“.

Moro então respondeu: “Ministro, o senhor nem teve autonomia de escolher o Diretor da PF […], então me desculpe, menos. Faça isso e daí conversamos“.

Bolsonaro anunciou, em 28 de novembro, Alexandre Ramagem para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal. Moro defendia que o cargo de diretor da PF fosse decidido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública para garantir sua autonomia. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes depois barrou a posse por ilegalidade. Rolando Alexandre, então, foi nomeado.

Na sequência da discussão no Twitter, Mendonça escreveu: “E por falar em escolhas… por que você escolheu trabalhar para o Grupo Odebrecht?“. Em 1º de dezembro, Moro assumiu o cargo de sócio-diretor da empresa norte-americana de consultoria Alvarez & Marsal. A empresa tem quase R$ 26 milhões a receber de alvos da operação Lava Jato, entre eles do grupo Odebrecht. O escritório atua como administradora judicial, ou seja, não assume a gerência da empresa em recuperação, mas fiscaliza as atividades do devedor e o cumprimento do plano de recuperação judicial.

“Não coloco o Brasil à frente do ego (digo, ‘biografia’). Trabalho não para dar entrevistas, para dar mais resultados que opiniões, para tirar menos fotos, para tirar mais recursos do crime organizado. É salutar para o país comparar gestões. Vamos?“, concluiu Mendonça, às 22h32. Foi o último comentário até a publicação desta reportagem. Mendonça deixou os comentários fixados como destaque no perfil dele.

Eis todos os comentários feitos pelos 2 políticos em ordem cronológica:

Poder 360

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.