Ministro do Meio Ambiente quer fusão de Ibama e ICMBio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Ricardo Salles escalou militares para dominar as reuniões que estudam a fusão entre o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Criado em outubro, o grupo de trabalho já fez oito encontros no ministério para avaliar a proposta.

As reuniões tiveram de 66% a 100% de presença militar.

A reunião mais recente, em 27 de novembro, foi feita apenas por quatro militares que vieram da Polícia Militar de São Paulo: Luís Gustavo Biagioni, número dois da pasta; Fernando César Lorencini, presidente do ICMBio; Luís Carlos Hiromi Nagao, diretor do Ibama; e Carlos Eduardo dos Santos Monteiro, coordenador do Ibama.

No quinto encontro, em 5 de novembro, todos os três participantes eram da PM paulista.

Até o momento, 13 pessoas já compareceram às oito reuniões: nove militares — oito da PM de São Paulo e um bombeiro militar — e quatro civis. Todos ligados a Salles.

A sociedade civil não foi permitida no grupo, que não produzirá nenhum relatório preliminar antes de concluir os trabalhos, até abril.

As atas das reuniões limitam-se a listar dois ou três tópicos genéricos, sem qualquer detalhamento das discussões.

“A fusão das entidades poderá trazer ganhos de eficiência”, escreveu o secretário-executivo do Meio Ambiente à Consultoria Jurídica da pasta em 30 de setembro, emendando:

“Avaliação dessa medida é fundamental para os atuais desafios da gestão ambiental federal no contexto nacional, bem como sob a égide da racionalidade orçamentária na qual a sociedade brasileira fora inserida nos últimos anos”.

Os documentos foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

Época

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.