Pazuello espalha fake news sobre covid19

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: CAROLINA ANTUNES/PR

Em meio à volta de restrições em algumas partes do país para reduzir o contágio pelo novo coronavírus, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quarta-feira (2) que não se pode mais falar em afastamento social depois que a campanha para as eleições municipais foi realizada com aglomerações e não houve “aumento de contaminação” pelo coronavírus no Brasil.

A declaração do ministro, entretanto, foi criticada por especialistas. Números também mostram alta nos diagnósticos (leia mais abaixo).

“Se esse vírus se propaga por aglomeração, por contato pessoal, por aerossóis — e nós tivemos a maior campanha democrática que podia ter no nosso país, que é a municipal, nos últimos dois meses —, se isso não trouxe nenhum tipo de incremento ou aumento em contaminação, não podemos falar mais em lockdown, nem nada”, disse Pazuello durante audiência na comissão do Congresso que acompanha medidas de enfrentamento à pandemia.

“Se todo o processo eleitoral dos municípios, com todas as campanhas, aglomerações e eventos, se isso não causa nenhum tipo de aumento de contaminação no nosso país, então não se fala mais em afastamento social”, afirmou o ministro.

Na sequência, o ministro da Saúde disse que pode se observar “uma mudança de fluxo” nas estatísticas, mas minimizou a alta de casos.

“É claro que há um pequeno aumento por isso. Desculpe, vou usar outro termo: é claro que há uma mudança de fluxo, de linha da nossa senoide. Coisas acontecem que sobem, coisas acontecem que caem. Isso é observação e conhecimento”, disse.

Dados do consórcio de veículos de imprensa divulgados na terça (1º), entretanto, mostram que a média móvel nos últimos 7 dias foi de 38.154 novos diagnósticos por dia, a maior desde 6 de setembro — quando o país chegou a 39.356. Isso representa uma variação de 35% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de alta nos diagnósticos.

A fala do ministro diverge da avaliação do governo de São Paulo. O coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, José Medina, disse na semana passada que as campanhas eleitorais para prefeito e vereador no estado de São Paulo estimularam “contatos de corpo a corpo, aglomerações e festas”, o que pode ter impulsionado a disseminação do coronavírus.

Especialistas consultados pelo G1 também contrariam as declarações de Pazuello.

“O aumento do número de casos nas últimas semanas é evidente, conforme os dados apresentados exaustivamente, e de forma muito competente, pelo consórcio de veículos de imprensa. Houve aumento da média móvel de casos e de mortes”, avaliou o epidemiologista Pedro Hallal, reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul.

“Sobre a questão de lockdown ser efetivo ou não, o ministro demonstra desconhecimento da literatura científica sobre o tema, tendo em vista a vasta evidência das milhões de vidas que foram salvas no mundo com boas políticas de restrição de circulação”, acrescentou o especialista.

Para Paulo Lotufo, epidemiologista da Faculdade de Medicina da USP, “estamos vendo agora [as consequências] do primeiro turno. Daqui a 15, 20 dias, vamos ver ainda mais”.

“O aumento, o repique, a segunda onda, o que for, é justamente devido ao que aconteceu nas eleições. Ele [Pazuello] tem um problema de percepção, de associar uma coisa com a outra. O que aconteceu obviamente foi que se fez um exagero por causa das eleições, nos estados e municípios, e agora estamos pagando por isso”, afirmou Lotufo.

Natália Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência, afirmou que não vê o governo federal e o Ministério da Saúde fomentando medidas preventivas como usar máscaras, evitar aglomerações e manter distanciamento. Ela também disse que “existe um esforço do Ministério da Saúde que é contrário à ciência.”

“Onde ele obteve dados oficiais que demonstram que as aglomerações de campanha e o primeiro turno das eleições não tiveram nenhum efeito no número de casos e hospitalizações? Porque o primeiro turno foi há 15 dias, e nós estamos vendo um aumento crescente de número de casos e hospitalizações por vários estados e municípios do país. Então isto pode, sim, estar relacionado também com o primeiro turno das eleições. O segundo turno acabou de acontecer, então os resultados disso, se houver, a gente só vai conseguir medir daqui a duas ou três semanas”, afirmou a microbiologista.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotou uma série de medidas de precaução durante os dias de votação do primeiro e do segundo turno das eleições municipais, com o objetivo de garantir segurança na votação.

O uso de máscaras, tanto por eleitores quanto mesários, foi obrigatório. Houve disponibilização de álcool em gel nas seções e os eleitores foram orientados a levarem caneta própria. Também houve orientação em relação ao distanciamento nas filas e dentro das seções.

Durante a campanha, entretanto, alguns candidatos contraíram a Covid-19. Um deles foi o candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos. Já o prefeito eleito de Goiânia (GO), Maguito Vilela (MDB), está há mais de um mês internado devido a complicações da doença.

Pazuello também foi recentemente diagnosticado com Covid-19. Ele foi internado no dia 30 de outubro e teve alta no dia 1º de novembro.

G1 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.