Por que Bolsonaro bajulou Lula

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Na quinta-feira, véspera de Natal, em live, e no jornal O Globo deste domingo 27, Bolsonaro deu declarações afagando o ex-presidente Lula. Tudo isso quando se aproxima o julgamento da suspeição de Sergio Moro para julgar o ex-presidente. Vamos explicar por quê

Em live, na última quinta- feira, Bolsonaro apoiou uma possível absolvição do ex-presidente Lula na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal com o voto favorável de Kassio Nunes Marques.
Disse Bolsonaro:

“Não estou aqui para advogar pelo caso. Mas aí veio (comentário de apoiador): “Ele (Kassio) voltou para absolver o Lula”. O que foi votado foi um embargo de declaração, não tem nada a ver com o mérito […] E se tiver que votar pela absolvição de Lula no processo, que vote. Ou tudo que se acusa a pessoa é verdadeira? Quem nunca sofreu uma acusação injusta?”

Assista a essa cena inesquecível

Em seguida, no jornal O Globo, o colunista Lauro Jardim relatou que, depois de um interlocutor citar o nome do governador João Doria, Bolsonaro exclamou:
“Sou capaz de votar no Lula, mas não voto nesse Doria de jeito nenhum”

A razão é muito simples. Em primeiro lugar, Bolsonaro busca aliados. E já notou que entre a mídia não irá conseguir, então busca entre suas vítimas. Em segundo lugar, vê Doria como o candidato da mídia em 2022.

Mas não é só. Bolsonaro conta com a derrota de Moro na 2a turma do STF porque teme mais um adversário de direita do que um de esquerda em 2022. E, assim, depende da suspeição de Moro para enfraquecê-lo até com um processo por fraude processual.