Porta dos Fundos de Natal ironiza ameaças

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: DANIEL CHIACOS/DIVULGAÇÃO

O Porta dos Fundos tem motivos para lamentar e comemorar. O atentado que a sede do grupo sofreu está prestes a completar um ano. Porém, a resposta da trupe vem em forma de humor: com o lançamento de Teocracia em Vertigem, nesta quinta-feira (10/12), no YouTube. O novo especial de Natal não se furta a rir das ameaças e de apontar dedos em diversas feridas da política e da sociedade brasileira.

Teocracia em Vertigem é um falso documentário, que traz Jesus como um líder político – em clara referência ao trabalho de Petra Costa (que participa do filme), indicado como Melhor Documentário no Oscar 2020. Esse pano de fundo é usado para piadas com os acontecimentos recentes, como a eleição de Bolsonaro, impeachment de Dilma Rousseff, discursos de Temer, Operação Lava Jato e por aí vai.

Ao longo do filme, que dura cerca de 60 minutos, Fábio Porchat deixa claro os alvos de suas provocações. Jesus não é Lula, Bolsonaro ou qualquer outro político. As passagens bíblicas viram um tipo de provocação a um grupo específico, que, certamente, estará a partir de hoje reclamando muito no Twitter.

“Estamos fazendo críticas aos extremistas, estamos expondo eles. A gente quer rir e brincar com todo mundo. [No filme] Ninguém é claramente ninguém, tem situações e falas vividas por vários políticos”, fala Fábio Porchat, em entrevista ao Metrópoles.

O humorista, que é roteirista de Teocracia em Vertigem e vive Jesus no filme, garante: vai ter reação. Por isso, o grupo se antecipou. Toda a estratégia de divulgação é baseada em zoar os argumentos dos intolerantes.

“A gente já lançou nosso próprio abaixo-assinado pedindo o cancelamento do nosso especial de Natal. A gente não quer que essas pessoas assistam. Que elas cancelem o YouTube”, ironiza Porchat. “No fim das contas, isso é bom porque eles são poucos e falam para um grupo minoritário. Acabam fazendo uma divulgação, quanto mais eles reclamam, mais as pessoas querem ver”, analisa.

Os especiais de Natal do Porta dos Fundos começaram no YouTube e migraram para a Netflix, onde foram hospedados nos últimos dois anos. Agora, Teocracia em Vertigem retorna ao canal do grupo na plataforma de compartilhamento de vídeos.

A mudança, segundo o CEO do Porta, Christian Rôças, foi de comum acordo com a Netflix e visa reforçar a identidade do grupo, construída no YouTube. No entanto, a mudança traz a necessidade de alguns ajustes no formato.

“A gente fica muito atento a como funcionam as plataformas. Antes, nossos especiais era bem pequenos. Mas, agora, a coisa tomou uma outra proporção. Virou nosso Super Bowl, nosso evento mais importante. A gente fez algumas alterações, principalmente para segurar o espectador nos primeiros cinco segundos. São mudanças pontuais”, explica Porchat.

Teocracia em Vertigem reúne o maior elenco em um especial do Porta dos Fundos. São 17 participações especiais: Marcos Palmeira, Marco Gonçalves, Leandro Ramos, Pedroca Monteiro, Raphael Logam, Louchard, Daniel Furlan, Raul Chequer, Paulo, Renato Góes, Clarice, Emicida, Yuri, Helio, Petra, Silvia Machete e Teresa Cristina.

Metrópoles  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.