Prefeito eleito do Rio encontra Bolsonaro amanhã

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

Ainda durante o período de transição, o prefeito eleito Eduardo Paes vai a Brasilia, para se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro. A reunião será às 10h, desta terça-feira. Paes tem enfatizado que vai buscar um bom relacionamento com o governo federal. No dia seguinte à eleição municipal, Paes ligou para Bolsonaro e disse que os dois vão trabalhar juntos.

— Falei com ele por uma ligação por vídeo com o senador Flávio Bolsonaro. Disse que vamos trabalhar juntos, em parceria Brinquei com ele dizendo que em 2018 não consegui livrá-lo do Witzel. Tenho uma boa relação com o presidente — afirmou Paes ao GLOBO no dia 30 de novembro.

O prefeito eleito acrescentou que fez outra brincadeira com Bolsonaro, ao se referir a Marcelo Crivella. Disse que o livrou “do pior prefeito da história da vida dele e do Rio”.

Na entrevista em novembro, Paes também afirmou que manterá uma relação “republicana e institucional” com o presidente.

— Posso pensar diferente, mas manterei o diálogo sempre. Os interesses da cidade têm que estar acima das minhas opiniões políticas e pessoais sobre qualquer posição do presidente Bolsonaro. Sempre tive uma boa relação com ele. Não nos falamos há muitos anos. Em duas eleições, uma ele apoiou o Witzel e ganhou e, na outra, apoiou o Crivella e eu ganhei. E eu respeitei a posição dele e em nenhum momento pedi que fizesse o contrário. Não pedi o apoio dele.

‘Cultura do compliance’:Futuros secretários de Paes terão que entregar cópias do Imposto de Renda e responder a questionário; entenda

Já neste domingo, após a primeira reunião com o futuro secretariado, Paes foi perguntado sobre a polêmica envolvendo a vacinação contra a Covid-19, e se o assunto será tratado no encontro com Bolsonaro. Paes desconversou. Na semana passada, o governador de São Paulo João Doria chegou a afirmar que o prefeito eleito do Rio havia entrado em contato para adquirir doses da CoronaVac, produzida pelo instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac.

— Conversa com o presidente é conversa com o presidente… — disse Paes, encerrando em seguida a entrevista coletiva.

Paes disse que uma nova reunião do secretariado vai acontecer antes do fim do ano especificamente sobre o tema, e deu a entender que não pretende determinar medidas restritivas ao assumir o governo. Ele destacou a importância da conscientização da população, do uso de máscaras e respeito ao distanciamento social.

Outro tema importante para o município é a crise no setor de transportes do Rio. Bolsonaro vetou o Projeto de Lei (PL) que previa a distribuição de auxílio de R$ 4 bilhões para empresas de transporte público do país. O PL 3364/20 foi proposto pelo deputado Fabio Schiochet (PSL-SC) em junho, aprovado pelo Senado em novembro e aguardava apenas a sanção do governo federal.

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) disse, em nota, que o veto contraria o interesse público e vai agravar a situação de operadoras que já não conseguem manter atendimento adequado aos passageiros. Para a Fetranspor, a medida prejudica àqueles que não podem ficar em isolamento social e contribui decisivamente para a retomada da economia.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.