Prisão ilegal de Lula vai virar filme

Destaque, Reportagem, Todos os posts

 

Lula segue bombando mundo afora. Após homenagens em órgãos ligados à ONU e títulos de cidadania na Europa, será tema em documentário do diretor americano mundialmente famoso Oliver Stone. Sua prisão fraudulenta de 580 dias será denunciada ao mundo.

Sob enorme irritação da mídia antipetista, em meados de 2010 o polêmico e mundialmente famoso ativista-cineasta Oliver Stone veio ao Brasil lançar um dos mais importantes documentos épicos de nosso tempo, “South of the Border” – Ao Sul da Fronteira.

Stone viajou por seis países da América do Sul e a Cuba para compreender o que os levou a ter governos de esquerda. Entrevistou Hugo Chávez (Venezuela), Cristina Kirchner (Argentina), Evo Morales (Bolívia), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Fernando Lugo (Paraguai), Rafael Correa (Equador) e Raul Castro (Cuba) para entender como a mídia corporativa, que tanto os criticava, acompanhava cada um de seus governos, além de abordar no documento a maneira como os governos progressistas lidavam com os Estados Unidos e órgãos mundiais como o FMI.

A partir dali, Stone se tornaria próximo a Lula e viria visitá-lo outras vezes aqui no Brasil, como em 2016, quando veio ao país para o lançamento de seu filme ‘Snowden’, em que abordava as denúncias do jornalista Gleen Greenwald sobre espionagem estadunidense denunciada por Edward Snowden, e em 2018, quando veio ao país pedir a libertação de Lula e a resistência dos brasileiros ao golpe de dois anos antes.

Aliás, aquele foi um recado que vale a pena rever porque serve muito bem para os dias de hoje.
Há pouco mais de dois meses, porém, Stone assistiu a uma entrevista do ex-presidente a um canal russo e ficou muito impressionado e lhe mandou um recado:

“Você parece um leão. Foi uma das entrevistas mais ousadas e corajosas que já vi… Você está totalmente focado. Eles não conseguiram te derrubar. Sua força é fenomenal”

Lula, informado do elogio, enviou a seguinte carta a Stone:

“Caro amigo Oliver,
Eu estava prestes a escrever um bilhete de feliz aniversário quando recebi sua mensagem sobre minha entrevista à RT. Não posso negar que fiquei muito emocionado e estimulado por suas palavras. Eu ainda me lembro vividamente o dia em que nosso querido e saudoso amigo Hugo Chávez nos apresentou há alguns anos atrás. Eu me senti imediatamente conectado a você, pude sentir que estava conversando com um artista em busca da verdade e justiça social.

Por meio de suas próprias palavras, descobri um homem que tinha testemunhado os horrores de uma guerra e desde então está em uma cruzada sem fim pela paz. Um homem que nunca está satisfeito com narrativas oficiais e discursos e que tem usado sua própria arte para iluminar histórias não contadas, não só de seu próprio país, mas de todo o mundo. Além disso, devo dizer que seus filmes, por serem sempre educativos e divertidos ajudaram muitos de nós a compreender melhor os EUA.

Meu querido Oliver: meus melhores votos por seu aniversário e, mais uma vez, deixe-me agradecer a gentileza de suas palavras. Espero poder encontrá-lo novamente em breve para poder abraçá-lo (com Covid ou não) e celebraremos a amizade de dois velhos guerreiros que nunca se cansaram de lutar por liberdade.
Luis Inacio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil”

Eis que o cineasta decide que essa história de superação de Lula e do seu povo também deve ser contada.

Diante disso, Lula irá a Cuba para gravar documentário dirigido por Oliver Stone. Longa-metragem sobre a América Latina terá ex-presidente como personagem central. A trajetória do ex-presidente, que foi preso pela operação Lava Jato e ficou de fora da disputa presidencial em 2018, será o fio condutor do longa, que abordará a insurgência de crises democráticas na América Latina.

Oliver Stone disse mu ito bem: milhões de pessoas em todo o mundo — chefes de estado, acadêmicos, ativistas, cientistas, artistas — estão ao nosso lado. Só não podemos esmorecer