PT ameaça lançar candidato na Câmara

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Em reunião que terminou no começo da madrugada desta quinta-feira, a bancada de deputados federais do PT decidiu trabalhar pelo lançamento de uma candidatura de esquerda na disputa à presidência da Câmara. O nome, não necessariamente, precisa ser do PT.

Três pontos foram definidos da reunião, que contou também com representantes da executiva nacional da legenda: o não apoio a Arthur Lira (PP-PB), por ser o favorito do presidente Jair Bolsonaro no pleito; a criação de uma pauta a ser apresentada à nova gestão da mesa diretora; e a negociação, com partidos de oposição, para tentar construir uma candidatura que represente o bloco.

— A bancada vai se reunir novamente nos próximos dias para tomar uma atitude mais definitiva, sobre se vai haver candidatura própria da esquerda ou se apoiaremos o nome que vier a ser indicado pelo (atual presidente da Câmara) Rodrigo Maia (DEM-RJ). Esperamos que essa definição saia antes do Natal, mas nunca se sabe — disse o líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR).

Para Washington Quaquá, vice-presidente do PT, que não participou da reunião de ontem, apoiar uma candidatura de esquerda seria um erro.

— Isso vai acabar restringindo o espaço da esquerda no parlamento, porque, mesmo que a esquerda se una totalmente, não tem como vencer a eleição com (apenas) 130 deputados. Nem se chamar o mago Merlin. Por não compor (com outro candidato com mais chances), vamos acabar ficando fora de comissões e relatorias importantes, que poderiam barrar retrocessos contra o povo – avaliou Quaquá, que, longe de ser maioria no partido, defende o apoio a Lira. Em contraponto, a presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann, que participou da reunião, tem uma das posturas mais críticas a Lira dentro do PT.

Nesta terça, O GLOBO informou que líderes de PT, PDT, PSB e PCdoB articulam a criação de um bloco para tentar unificar o campo da esquerda em torno de um único candidato. Enquanto PDT, PSB e PCdoB estão mais inclinados a apoiar o nome de centro que vier a ser indicado por Maia, no PT prevalece a vontade de apoiar uma candidatura de esquerda.

Nesta quarta-feira, em um café da manhã com jornalistas, Maia chegou a dizer que vê as digitais de Bolsonaro no estímulo a um candidato de esquerda. O argumento é que o Planalto teria percebido a dificuldade de obter apoio de deputados de esquerda a Lira e, portanto, teria passado a trabalhar pelo enfraquecimento do bloco de Maia.

— Mais importante do que escolher o aliado é escolher o adversário — disse Maia, citando frase de Tancredo Neves.

Os arranjos partidários, no entanto, não são garantia de votos. Como a votação para a presidência da Câmara é secreta, “traições” são esperadas, e o controle dos partidos sobre os votos de seus filiados é impossível de ser feito.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.