PT apoiará Baleia por não poder seguir fora da mesa diretora

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O candidato do bloco independente para o comando da Câmara, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), deve formalizar nesta segunda-feira (28), em reunião com líderes de partidos de esquerda, a garantia da proporcionalidade para o preenchimento dos cargos da Mesa Diretora da Casa. Em tempos de pandemia, a reunião será virtual.

Com isso, a expectativa do grupo de Baleia é que ainda esta semana ele consiga o apoio dos partidos de esquerda, provavelmente nesta terça.

A proporcionalidade passou a ser uma exigência dos partidos de esquerda, principalmente do PT, que tem a maior bancada e, por esse acordo, terá o direito de fazer a primeira indicação.

Apesar de ter uma minoria no partido que ainda defende candidatura própria, deputados petistas ouvidos pelo Blog ressaltam que a legenda não pode mais correr o risco de ficar fora da Mesa Diretora, como aconteceu recentemente. A intenção do PT é ter de volta o cargo de vice-presidente da Câmara.

Ao mesmo tempo, o apoio de deputados bolsonaristas à candidatura de Arthur Lira (PP-AL), anunciado no fim de semana, acabou fortalecendo o movimento entre partidos de esquerda de apoiar a candidatura independente de Baleia Rossi, lançada na semana passada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

“Essa não é uma disputa para marcar posição. No passado, o PT já pagou um preço alto por isso”, ressaltou um deputado petista que está envolvido nas negociações.

Mas parlamentares reconhecem que o índice de traição será um fator decisivo nessa disputa. Lira já conseguiu fechar apoios individuais de partidos da esquerda, principalmente no PSB. Como a votação é secreta, alguns deputados acabam não seguindo os acordos partidários.

Ao mesmo tempo, Lira ainda tem o apoio do Palácio do Planalto. Cargos no Executivo e verbas orçamentárias já são prometidos para apoiadores do candidato do PP. Até mesmo mudanças no primeiro escalão do governo foram sinalizadas para contemplar integrantes do chamado Centrão.

“Haverá traição. Mas essa traição será dos dois lados”, reconhece um articulador da candidatura de Baleia.

G1 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.