Segunda onda de covid está pior em cidades pequenas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: IGO ESTRELA/METRÓPOLES

As últimas quatro semanas epidemiológicas completas tiveram mais casos de Covid-19 notificados em cidades com menos de 200 mil habitantes do que nos municípios mais populosos. É a primeira vez que isso acontece desde o início da pandemia.

Os apontamentos com os casos por cidade são do Brasil.Io, iniciativa que facilita o acesso a dados públicos. Com a ajuda de voluntários, o site sistematiza os boletins estaduais de saúde. Já as informações populacionais são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como o coronavírus veio de fora do país, os primeiros casos da doença foram computados nos grandes centros urbanos. Esses locais encabeçam o ranking de novas infecções até a semana epidemiológica 27. Depois disso e até a semana 46, figuram no topo da lista, alternadamente, cidades com mais de 200 mil habitantes e outras com população inferior a esse número. Desde então, os municípios menores assumiram a liderança inconstante do rol de contaminações.

De acordo com a última estimativa do IBGE, as cidades com mais de 200 mil habitantes tem 53,2% dos brasileiros infectados, enquanto os demais vivem nos municípios com taxa populacional superior. Assim, caso a proporção das cidades menores em relação à quantidade de novos casos esteja maior do que isso, há evidência de que o interior está com mais contaminações do que os grandes centros urbanos.

Nas últimas quatro semanas, o índice está acima disso.

Para o epidemiologista Mauro Sanchez, da sala de situação da Universidade de Brasília (UnB), a única explicação para essa diferença seria uma menor adesão dos habitantes de cidades menores às medidas que restringem a circulação do coronavírus.

“As medidas efetivas que temos hoje, distanciamento social, máscara, já estão bem difundidas nos grandes centros urbanos. A epidemia se interiorizou, indo para os municípios menores. O que eu especulo é que esses lugares menores talvez tenham menos capacidade de as populações aderirem a essas medidas, que já viraram rotina nesses grandes centros”, sintetizou.

O especialista acrescentou ainda que “há um cansaço da população em relação às medidas de combate à pandemia. Para isso ter um efeito diferenciado, as cidades menores teriam de estar relaxando mais do que as cidades grandes”.

Metrópoles

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.