Trump fez NYT crescer 600%

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: AFP

A história da cobertura da eleição americana de 2020 ainda será revista, mas passa certamente pelos conflitos no grupo de Rupert Murdoch.

O primeiro foi quando a Redação do Wall Street Journal derrubou a “surpresa de outubro”, os emails de Hunter, filho de Joe Biden. Eles não incriminavam o pai, mostrou o jornal, rompendo a onda que se formava a partir do New York Post, também de Murdoch.

Na outra frente, a Fox News, a partir da apuração, se contrapôs aos esforços para caracterizar o resultado como fraudado. Começou nos repórteres e chegou aos âncoras de opinião pró-Trump.

Mas a eleição de Biden não foi vitória deste ou daquele veículo de Murdoch. É do establishment democrata, incorporado em parte no New York Times, que corre agora para firmar o controle da agenda, apresentando-se como aquele com acesso e influência.

É o momento, por exemplo, de publicar artigo defendendo a intervencionista Michèle Flournoy como chefe militar, com o argumento-título “É hora de mulher comandar o Departamento de Defesa”.

O esforço enfrenta resistência. O colunista de política externa Thomas Friedman buscou frear a decisão de Biden, já expressa por ele, de retomar o acordo com o Irã. O presidente eleito falou então com Friedman, mas não cedeu.

O jornal não projeta poder como antes. Questionado, seu colunista de mídia, Ben Smith, reconheceu que a função de “gatekeeper” ou porteiro do noticiário não é mais só do jornalismo “mainstream”. É também de plataformas de mídia social como Facebook, agora pró-democrata.

Smith até prescreve o papel de cada um, no controle do noticiário: para o jornalismo, “ficar em silêncio, se não tiver certeza”; para as plataformas, “limitar a disseminação, se houver dúvidas”.

Mais do que por essa divisão de poder, o NYT se vê agora ameaçado pelo fim do “Trump bump”, o solavanco na audiência. O vilão vai sair de cena, e ele foi grande parte do apelo das assinaturas digitais.

Quando ele iniciou a campanha para presidente, há cinco anos, o jornal tinha um milhão de assinantes online e hoje tem mais de seis milhões. Só no último ano, a cobertura da campanha de reeleição levou a mais dois milhões.

Agora o NYT se vê ancorado a um político que Trump chamava, não sem razão, de “Sleepy Joe”, Joe sonolento. Biden está longe de fornecer a dose diária de emoção do atual presidente, para a cobertura.

E o jornal terá em algum momento que recobrar certo equilíbrio, o que será desafiador dada a sua crescente dependência dos leitores. Segundo o Pew, 91% dos que apontam o NYT como a sua fonte de notícias se identificam como democratas.

O cofundador do BuzzFeed, Jonah Peretti, afirmou ao podcast Recode que, com um modelo de negócios baseado em assinantes, o NYT nem pode mais se dizer o jornal americano de referência ou de registro, “paper of record”. “O modelo leva a ser um jornal voltado para determinado grupo, não para o público mais amplo.”

Uma alternativa seria sair do inimigo interno, Trump, para um externo, Xi Jinping. O jornal, aliás, anunciou que vai trocar a China pela Coreia do Sul, para centralizar a cobertura na Ásia, e seu tom em relação a Pequim se aproxima agora daquele usado por Trump.

Por outro lado, o “Trump bump” não foi a única circunstância a favorecer as assinaturas. Como admitiu a nova CEO do NYT, Meredith Levien, sua concorrência, tanto de sites nativos como jornais regionais, está morrendo.

Folha  

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.