2o turno para o Senado dos EUA pode dar maioria a Biden

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Michael M. Santiago/Getty Images/AFP

Mais de dois meses após o pleito que colocou Joe Biden na Casa Branca, os Estados Unidos finalmente vão encerrar o atual ciclo eleitoral nesta terça-feira (5), quando ocorre o segundo turno da disputa no estado da Geórgia para duas vagas no Senado.

A votação vai definir em grande medida como será a vida do novo presidente pelos próximos dois anos —e as últimas pesquisas apontam um leve favoritismo para os candidatos democratas.

Na eleição presidencial, Biden levou a Geórgia por pouco menos de 12 mil votos em um universo de quase 5 milhões, numa das disputas mais apertadas do pleito. Seu rival e atual presidente, Donald Trump, nunca aceitou a derrota no estado, que desde 1996 era um bastião republicano, e chegou a pedir que autoridades locais o ajudassem a virar a disputa no tapetão.

Os dois nomes republicanos na disputa pela Senado, inclusive, deram declarações em apoio às acusações —sem provas— de fraudes eleitorais feitas por Trump, o que acabou por nacionalizar o pleito desta terça.

A eleição para o Senado é importante porque, se os democratas levarem as duas vagas em disputa, Biden terá maioria nas duas Casas do Legislativo, o que deve facilitar muito seu trabalho. Mas se os republicanos conquistarem ao menos uma das cadeiras, a sigla vai controlar o Senado —o que significa que o novo governo será obrigado a negociar com a oposição para aprovar seus projetos.

Redação com Folha

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.