Anistia Internacional exige que Israel vacine palestinos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: MARC ISRAEL SELLEM / AFP

A Anistia Internacional afirmou nesta quarta-feira que Israel deve fornecer vacinas contra a Covid-19 aos palestinos na Cisjordânia ocupada e na Faixa de Gaza, apontando que Jerusalém é obrigado a isso segundo as leis internacionais.

— O programa de vacinação contra a Covid-19 de Israel destaca a discriminação institucionalizada que define a política do governo israelense em relação aos palestinos. Enquanto Israel celebra uma campanha de vacinação recorde, milhões de palestinos que vivem sob controle israelense na Cisjordânia e na Faixa de Gaza não receberão vacina ou terão que esperar muito mais (dificilmente poderia haver uma ilustração melhor de como as vidas de israelenses são mais valorizadas que as dos palestinos) — afirmou Saleh Higazi, vice-diretor regional da Anistia Internacional para o Oriente Médio e Norte da África.

A Autoridade Palestina na Cisjordânia, território ocupado desde 1967 e lar de 2,8 milhões de palestinos, ainda não pediu publicamente ajuda a Israel no fornecimento de vacinas.

Já o grupo islamista Hamas, que governa a Faixa de Gaza, onde vivem cerca de 2 milhões de palestinos, provavelmente não irá procurar Israel, com quem já travou três guerras e inúmeros outros confrontos desde 2008.

No entanto, a Anistia pediu a Israel que “pare de ignorar suas obrigações internacionais como potência ocupante e aja imediatamente para garantir que as vacinas contra o coronavírus sejam fornecidas de forma equitativa aos palestinos que vivem sob ocupação na Cisjordânia e na Faixa de Gaza”, que vivem sob bloqueio israelense por mais de uma década.

O Ministério da Saúde palestino declarou nesta segunda-feira que espera uma primeira entrega de vacinas para a Cisjordânia e Gaza em fevereiro, graças ao mecanismo de cooperação Covax, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ajudar os países mais pobres.

A Autoridade Palestina também anunciou que está em contato com outros fornecedores de vacinas, mas o Ministério da Saúde indicou que a Cisjordânia não tem infraestrutura para armazenar as doses da Pfizer/BioNTech, que devem ser mantidas em temperaturas muito baixas.

Israel iniciou a vacinação em 19 de dezembro em um ritmo vertiginoso, aplicando doses na sua população, em colonos israelenses na Cisjordânia e em palestinos que moram em Jerusalém, começando com trabalhadores de saúde e idosos. Até o momento, mais de um milhão de pessoas receberam a primeira dose, cerca de 14% de sua população, deixando Israel à frente de todo o mundo.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse no sábado que espera que, em um mês, 2,25 milhões de israelenses recebam as duas doses, o que representaria um quarto da população imunizada.

Desde o início da pandemia, Israel registrou mais de 451 mil casos de Covid-19 e 3.400 fatais. Na Cisjordânia, foram 100 mil infecções e 1.100 óbitos. Já em Gaza foram mais de 43 mil contaminações e 409 mortes.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.