Baleia aposta em Doria contra traições no PSDB

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

Adversário político do presidente Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), entra em campo hoje para tentar mobilizar seus aliados em favor do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pelo comando da Câmara. O tucano oferecerá um almoço ao emedebista, parte da bancada do PSDB, deputados do DEM e do Cidadania.

Na sequência, Doria deve se reunir com parlamentares do DEM. Esta segunda rodada de conversas foi articulada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e pelo vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), que se encontraram ontem na sede do governo paulista.

O principal adversário do emedebista é Arthur Lira (PP-AL), que conta com o respaldo do Palácio do Planalto. Com a entrada nas articulações, Doria tenta conter o aumento das dissidências de parlamentares tucanos. Apesar de a candidatura de Baleia contar com apoio formal do PSDB, a expectativa é que pelo menos 12 deputados votem em Lira.

“O PSDB é um parceiro de primeira hora. Sempre lutou pela instituições democráticas. Antes mesmo do MDB, declarou sua independência ao governo. Fico feliz com o apoio do governador João Doria”, disse Baleia ao Valor.

Em caráter reservado, parlamentares do PSDB alinhados ao líder do MDB avaliam que o quórum do encontro promovido por Doria “não será dos melhores”. Isso porque os deputados estão convictos de que não serão punidos se embarcarem na candidatura de Lira.

Ao articular para ser escolhido para liderar a bancada, o deputado Rodrigo Castro (PSDB-MG) fez um acordo de cavalheiros com Celso Sabino (PSDB-PA), que já declarou publicamente que votará em Lira. Na ocasião, o parlamentar mineiro teria deixado claro que não puniria parlamentares que apoiassem o líder do PP na disputa pelo comando da Câmara. Essa postura foi determinante para sua eleição para comandar a bancada neste ano.

Mesmo com os rumores de que o almoço pode ser esvaziado, aliados de primeira hora de Baleia relativizam as ausências, alegando que alguns parlamentares estão se resguardando por serem do grupo de risco e não poderem se deslocar por causa da pandemia.

Segundo apurou o Valor, diante da possibilidade de o “encontro com muitas baixas” dar munição para que Lira comemore a adesão de tucanos à sua candidatura, Doria se antecipou e convidou parlamentares de São Paulo filiados ao DEM e ao Cidadania, que também fazem parte do bloco que sustenta a candidatura de Baleia.

Ciente da rejeição que uma ala da bancada nutre pelo governador de São Paulo, o deputado do MDB deve apostar em uma nova investida sobre deputados tucanos nas próximas semanas “sem a sombra de Doria”.

Nos bastidores, a ofensiva de Doria chegou a ser comemorada por aliados de Lira, que consideram que o nome do governador pode consolidar o apoio de alguns tucanos ao deputado alagoano, já que Doria não é uma unanimidade na bancada do PSDB na Câmara.

No ano passado, o líder do PP se aproximou de Celso Sabino (PSDB-PA) e tentou emplacar o nome dele na liderança da Maioria na Câmara no lugar de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Desde então, ele e o paraense são próximos.

Sabino tem participado da comitiva de viagens de Lira pelo país e é um dos puxadores de votos do parlamentar do PP dentro do PSDB.

Por outro lado, deputados mais próximos do líder do MDB acreditam que a entrada de Doria nas articulações é acertada, já que a corrida pelo comando da Câmara pode ser uma prévia da disputa presidencial em 2022.

O tucano pretende concorrer ao comando do Palácio do Planalto e, por isso, tenta marcar posição contra Bolsonaro nas disputas do Legislativo.

Enquanto Lira conta com o apoio de Bolsonaro e investiu na negociação no varejo, Baleia apostou a ficha na influência de governadores sobre os votos dos parlamentares – aliados dele avaliam que ele conta com apoio de pelo menos dois terços dos governadores.

Valor Econômico

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.