Baleia Rossi critica compra de deputados por Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

Candidato à presidência da Câmara, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) criticou nesta quinta-feira a “interferência excessiva do Executivo no Legislativo” e disse que quer ser presidente “de uma Câmara que não se vende por 30 moedas”. A declaração ocorre em meio ao aumento da participação do governo do presidente Jair Bolsonaro na disputa, em favor de Arthur Lira (PP-AL).

— Esta interferência apequena o nosso Parlamento, e eu quero ser presidente da Câmara dos Deputados de uma Câmara que não se vende por 30 moedas, eu quero ser presidente de uma Câmara que possa contribuir com o nosso país — afirmou em evento promovido pela Frente Parlamentar Ética Contra a Corrupção.

Na terça-feira, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que apoia Baleia na disputa, fez críticas semelhantes ao ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. Deputados dos partidos do bloco de emedebista vêm sendo abordados pela campanha de Arthur com a promessa de cargos e verbas no governo federal.

Em Sergipe hoje, o presidente Jair Bolsonaro disse que “se Deus quiser” o deputado Arthur Lira (PP-AL) será eleito para a presidência da Câmara.

— Amigos de Sergipe, amigos de Alagoas, se Deus quiser, teremos o segundo homem na linha hierárquica do Brasil, eleito aqui no Nordeste, pela Câmara dos Deputados. O deputado Arthur Lira. Se Deus quiser, o nosso presidente.

A participação do governo Bolsonaro na disputa ficou ainda mais marcada em café da manhã com deputados do PSL na quarta-feira. Na ocasião, Bolsonaro disse que espera “participar e influir” na eleição para a presidência da Câmara.

Na conversa com parlamentares hoje, Baleia disse que, se os deputados querem “exercer seu mandato na plenitude”, precisam de uma Câmara “independente” e que não tenha uma participação “cartorial” nos debates legislativos.

— Não há nenhum tema que será bloqueado, mas não podemos ter uma Câmara cartorial, que apenas carimbe o que vem do Executivo. Nós já demos provas aqui que muitos dos projetos enviados pelo Executivo foram melhorados pelos parlamentares e é dessa forma que eu quero conduzir a Câmara — disse.

Durante o evento, Baleia também afirmou que, caso seja eleito presidente da Câmara, quer pautar uma “reforma administrativa que tire a concentração daqueles que ganham mtuito em detrimento do todo”. Ele disse, no entanto, que, para que o tema avançasse, era necessário o “envolvimento” e “comprometimento” do governo.

— Claro que a reforma administrativa depende muito do envolvimento e do comprometimento do governo. Sem que haja uma defesa pública e objetiva do próprio presidente da República, é muito difícil uma reforma administrativa avançar na casa — disse.

Baleia também disse que acredita que a reforma tributária pode ser pautada no primeiro trimestre deste ano, como forma de “mostrar que a Câmara dos Deputados voltou a uma pauta que visa o desenvolvimento econômico, que visa dar melhores condições de competitividade para nossas empresas”.

Ele também disse que era favorável a discutir o fim do foro privilegiado e a proposta de emenda à Constituição (PEC) da prisão em segunda instância, mas ressaltou que temas como esses precisam de acordo entre os líderes da Câmara.

— Pautar ou não pautar [uma matéria] não é exclusividade do presidente, é algo que depende do convencimento do colégio de líderes, mas vamos trabalhar para que haja esse convencimento e que esse tema possa avançar na Câmara — disse, em referência à PEC da segunda instância.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.