Baleia vira candidato pregando “vacina gratuita para todos”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

O deputado Baleia Rossi (DEM-SP) lançou, nesta quarta-feira, sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados, formalizando o apoio do maior bloco até o momento, com 11 partidos. Ele conta com o apoio do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) e seu principal adversário é Arthur Lira (PP-AL), apoiado por Jair Bolsonaro. Em seu discurso, Baleia pediu “vacina gratuita e para todos”.

— Nós sabemos que vamos superar esse momento de dificuldade, de dor. Por isso, todos nós, deputadas e deputados, temos que nos unir para cobrar a vacina universal, gratuita e para todos. Aliás, por sugestão de vários líderes, conversei com o presidente Rodrigo Maia para que, se necessário for, fazermos a convocação de Câmara e Senado, para votar ainda neste mês, uma medida urgente (em relação às vacinas) — discursou Baleia.

Baleia se reuniu na Câmara dos Deputados com líderes dos partidos do bloco. Rodrigo Maia e Luciano Bivar (PSL-PE) estavam presentes. Depois, fizeram um anúncio da candidatura.

Foi exibido um vídeo produzido pelo marqueteiro Chico Mendez enaltecendo a “Câmara livre”, slogan da campanha. Em destaque, o auxílio emergencial aprovado no ano passado e o trabalho do Congresso na pandemia.

Na reunião com líderes antes do discurso, Alessandro Molon (RJ), líder do PSB, pediu que Baleia fosse firme ao falar sobre vacinas, ideia que foi endossada pelos demais presentes. Eles decidiram também que era melhor que Rodrigo Maia não falasse no anúncio. A ideia era não vincular a candidatura de Baleia à disputa entre Maia e o presidente Jair Bolsonaro, como quer Arthur Lira.

Durante o seu discurso, Rossi afirmou que o Legislativo não pode estar submetido ao governo, para que possa exercer o seu papel e fiscalizar o Executivo. O candidato defendeu a ampla aliança, com partidos de centro e de esquerda. Além disso, afirmou que não incentiva “agressões”, em claro recado ao presidente Jair Bolsonaro.

— Vivemos um momento histórico, sim, e vale esse registro. Desde a redemocratização, não tínhamos uma união de partidos que pensam diferente formando uma frente ampla. E existe um motivo pra isso. Nós somos o que a sociedade espera. Queremos mais união, respeito, solidariedade — disse Baleia Rossi.

Baleia já definiu seu itinerário pelos estados após o anúncio. No dia 8, sexta-feira, deve ir ao Piauí. Na segunda-feira que vem, dia 11, irá a Santa Catarina e terá reunião em Brasília com deputados. No dia seguinte, deve embarcar para reuniões em Goiás e no Ceará, onde pode se encontrar com o presidenciável Ciro Gomes e o senador Cid Gomes.

No grupo do emedebista, estão as duas maiores bancadas: o PT, com 52 parlamentares, e o PSL, com 53. Partidos de centro e de esquerda completam a lista: MDB, PSDB, DEM, PSB, PDT, PCdoB, Cidadania, PV e Rede. São 11 legendas com 278 deputados.

Já o bloco de Lira possui 195 parlamentares e forte presença do centrão. As maiores bancadas são as do PL, com 43 deputados, e do PP, com 40. Também estão no grupo Republicanos, Solidariedade, Pros, PSC, Avante e Patriota.

A partir de quinta-feira, Baleia irá viajar pelos estados para consolidar o apoio nos partidos que fazem parte de seu bloco. Mesmo com o endosso formal das legendas, ele ainda precisa conquistar o voto dos deputados, já que a votação é secreta.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.