Bolsonaro agora elogia vacina chinesa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta segunda-feira, um dia depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19, que a vacina é “do Brasil, não é de nenhum governador”.

A fala, em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, foi um recado velado ao governador de São Paulo, João Doria, que iniciou a vacinação ainda no domingo, sem esperar a distribuição do Ministério da Saúde — ato classificado pelo ministro Eduardo Pazuello como ilegal. O próprio presidente, no entanto, já vinculou diversas vezes a CoronaVac ao governador, chamando o imunizante inclusive de “vacina chinesa do João Doria”.

O presidente, que colocou a eficácia dos imunizantes em dúvida diversas vezes, afirmou, no entanto, que após a aprovação da Anvisa “não tem o que discutir mais”. Mas logo em seguida criticou a CoronaVac, sem citá-la diretamente, comparando a sua taxa de eficácia geral (de 50,38%) a “jogar uma moedinha pra cima”. Ele também declarou que trata-se de uma “vacina emergencial”, e que “ninguém sabe ainda se teremos efeitos colaterais ou não”.

Ainda segundo o presidente, a vacina é para quem ainda não pegou a doença. Esta, no entanto, não é a recomendação do Ministério da Saúde.

— Pessoal, uma notícia: apesar da vacina… Apesar, não. A Anvisa aprovou, não tem o que discutir mais. Agora, havendo disponibilidade no mercado, a gente vai comprar e vai atrás de contratos que fizemos também, que era para ter chegado a vacina aqui. Não desistam do tratamento precoce. Não desistam. A vacina é pra quem não pegou ainda, e essa vacina daí é 50% de eficácia. Ou seja, jogar um moedinha pra cima é 50%. Então, está liberada a aplicação no Brasil. E a vacina é do Brasil, não é de nenhum governador, não, é do Brasil — disse Bolsonaro aos simpatizantes.

O presidente então prosseguiu na sua defesa de remédios que não têm eficácia cientificamente comprovada contra a Covid:

— E o tratamento precoce, mais uma prova que dá certo, é que há questão de poucos meses nós éramos o país que tinha mais mortes por milhão de habitantes. Agora estamos, se eu não me engano, no 25º lugar. Só tem uma explicação.

Um vídeo contendo parte das declarações foi divulgado no fim da manhã, com diversos cortes, por um canal de YouTube bolsonarista. No início da tarde, outra gravação foi disponibilizada em um grupo do vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, em um aplicativo de mensagens. Esta continha outros trechos, ocultados do primeiro vídeo.

Em outro momento, que só está no vídeo divulgado por Carlos Bolsonaro, um apoiador pergunta se a vacina da CoronaVac, a única disponível no Brasil até o momento, será obrigatória ou não, e o presidente reforça suas reservas ao imunizante:

— No que depender de mim, não será obrigatória. É uma vacina emergencial, 50% de eficácia, algo que ninguém sabe ainda se teremos efeitos colaterais ou não — declarou.

O Globo 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.