Bolsonaro não responde à ONU sobre pai de Santa Cruz

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Época

Mais de 500 dias após ser cobrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as falas de Jair Bolsonaro sobre o desaparecimento de Fernando Santa Cruz na ditadura militar, o governo federal ignora o assunto e não enviou uma explicação à entidade.

Há duas semanas, em resposta a um requerimento de informações do deputado Marcelo Calero, do Cidadania do Rio de Janeiro, Ernesto Araújo escreveu que “não há prazo para envio de eventual resposta do Estado brasileiro”.

O chanceler limitou-se a afirmar que fez uma consulta ao Ministério dos Direitos Humanos para obter “subsídios” sobre o caso, ainda em agosto de 2019, sem fornecer mais detalhes.

Naquele mês, relatores da ONU alertaram formalmente o governo brasileiro que Bolsonaro tinha a obrigação de explicar seus comentários sobre o desaparecimento de Fernando Santa Cruz, pai de Felipe Santa Cruz, atual presidente da OAB.

Em julho de 2019, Bolsonaro afirmara que Felipe Santa Cruz não sabia a “verdade” sobre a morte do pai, em mais um episódio da tática bolsonarista de fazer acusações graves sem mostrar provas.

Dias antes da fala de Bolsonaro, a Comissão de Mortos e Desaparecidos do Ministério dos Direitos Humanos havia emitido um atestado de óbito para Fernando Santa Cruz, apontando que Santa Cruz foi morto pelo Estado.

Segundo o documento, o então estudante de Direito “faleceu provavelmente no dia 23 de fevereiro de 1974, no Rio de Janeiro/RJ, em razão de morte não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro, no contexto da perseguição sistemática e generalizada à população identificada como opositora política ao regime ditatorial de 1964 a 1985”.

Época

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.