Covid devasta sistema carcerário

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/Defensoria Pública

O detento José Iran Alves da Silva, 67, apresentou sintomas da covid-19 na Penitenciária 2 de Sorocaba, no interior de São Paulo, e teve de ser levado ao pronto-socorro da cidade no dia 9 de abril do ano passado. Dez dias depois, já na Santa Casa do município, foi o primeiro preso do estado a morrer em decorrência do vírus.

Ele estava preso desde abril de 2016, sob acusação de estupro de vulnerável em Campinas. Idoso, Silva era hipertenso e fazia um tratamento na próstata, o que, segundo médicos da Santa Casa de Sorocaba, pode ter agravado seu estado de saúde.

A Penitenciária 2 Doutor Antonio de Souza Neto, que abrigava Silva, é uma das mais críticas com relação à transmissão da covid-19 no sistema penitenciário paulista. De acordo com dados da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), obtidos pelo UOL via LAI (Lei de Acesso à Informação), a unidade foi a que teve mais mortes e a terceira com mais registros de contaminação.

Desde o início da pandemia, em março, até 31 de dezembro de 2020, a SAP informou via LAI que 5% do total de presos do estado (216 mil) foram contaminados pelo novo coronavírus. A população em geral de São Paulo, de 46.289.333 de habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), teve 3,5% de contaminados ou 1.628.277 pessoas.

Ao todo, 11.469 presos do estado foram contaminados pelo vírus:

11.381 se recuperaram,
35 morreram,
53 permaneciam em tratamento até o final do ano.

O número de presos infectados representa 0,7% do total de pessoas que tiveram teste positivo para a covid-19.

Redação com Uol

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.