Democratas planejam ação-relâmpago contra Trump

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: REUTERS

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse pela primeira vez, neste domingo (10), que a Casa vai propor o impeachment do presidente Donald Trump se o vice-presidente Mike Pence não o destituir.

Pelosi disse que a Câmara tentará aprovar uma resolução por consentimento unânime na segunda-feira de manhã, pedindo que o Gabinete de Pence e Trump invoque a 25ª Emenda e remova Trump do cargo.

Se a resolução não for aprovada por consentimento unânime, então a medida será levada ao plenário para votação plena na terça-feira. A resolução pedirá que Pence responda dentro de 24 horas e, se não, a Câmara moverá o impeachment do presidente.

“Em seguida”, disse Pelosi em uma carta aos colegas democratas, “prosseguiremos com a apresentação da legislação de impeachment.”

“Ao proteger a nossa Constituição e a nossa democracia, vamos agir com urgência, porque este presidente representa uma ameaça iminente para ambos. Com o passar dos dias, intensifica-se o horror do contínuo assalto à nossa democracia perpetrado por este presidente e também o necessidade imediata de ação”, disse Pelosi.

Os democratas da Câmara ainda estão discutindo se a votação para impeachment de Trump poderia ser terça ou quarta-feira, por assessores.

Os democratas ainda planejam ir primeiro ao Comitê de Regras da Câmara, que adotaria uma regra definindo o prazo e os parâmetros do debate no plenário. Não está claro quando o Comitê de Regras pode se reunir. Os assessores esperam que o Comitê de Regras se reúna na terça-feira, mas isso ainda não foi definido.

O líder da maioria na Câmara, James Clyburn, disse no domingo que os democratas da Câmara poderiam esperar até depois dos primeiros 100 dias de mandato do presidente eleito Joe Biden para enviar quaisquer artigos de impeachment contra o presidente Donald Trump ao Senado, uma medida que daria ao novo presidente tempo para resolver seu agenda no Congresso antes do início de um julgamento demorado.

“Faremos a votação que deveríamos realizar na Câmara e (a Presidente da Câmara, Nancy Pelosi) determinará quando é o melhor momento para obter essa votação e nomear os administradores e encaminhar a legislação ao Senado , “Clyburn disse a Jake Tapper da CNN no” Estado da União “.

“Acontece que, se não fosse lá por 100 dias, poderia – vamos dar ao presidente eleito Biden os 100 dias de que ele precisa para colocar sua agenda em funcionamento, e talvez enviaremos os artigos algum dia depois disso “, acrescentou o democrata da Carolina do Sul.

Pelosi disse na sexta-feira que os democratas estão preparados para avançar esta semana com o impeachment de Trump por seu papel no ataque mortal da semana passada ao Capitólio dos EUA, caso ele não renuncie. Os democratas planejam apresentar sua resolução de impeachment, que já tem mais de 190 co-patrocinadores, na segunda-feira, e fontes disseram à CNN que o partido espera ter votos já na quarta-feira, mas ainda está resolvendo seus planos.

Os comentários de Clyburn vêm enquanto os democratas lutam para saber como o impeachment de Trump pela segunda vez poderia impactar os primeiros dias de Biden no cargo, quando ele está trabalhando para aprovar as nomeações do governo no Senado e lidar com as prioridades legislativas, como outro pacote de ajuda ao coronavírus.

Os assessores do novo presidente, enquanto isso, estão trabalhando nos bastidores com Pelosi e outros para evitar que o Congresso fique atolado com o impeachment durante seus primeiros dias no cargo.

Os democratas da Câmara, em uma ligação que Pelosi realizou no sábado à noite com sua equipe de liderança, discutiram a opção de impeachment Trump esta semana e esperar até mais tarde para enviar o artigo de impeachment ao Senado para adiar o julgamento até depois dos primeiros dias da presidência de Biden, de acordo com aos democratas na liderança do partido.

Pelosi disse em uma entrevista ao programa “60 Minutes” da CBS, programado para ir ao ar no domingo à noite, que gostou da ideia de invocar a 25ª Emenda “porque isso o livra”, mas explicou, “uma das motivações que as pessoas têm para defender o impeachment é para evitar que Trump volte a ocupar cargos públicos”.

“Há um forte apoio no Congresso para o impeachment do presidente uma segunda vez”, disse ela.

O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, deixou claro em um memorando que mesmo que a Câmara se movesse nos próximos dias para impugnar Trump, o Senado não voltaria à sessão antes de 19 de janeiro. Isso colocaria o início do julgamento em 20 de janeiro – o data da posse de Biden.

A partir daí, o Senado fica praticamente incapaz de qualquer ação que não seja o julgamento até a sua conclusão, como ficou claro durante o primeiro julgamento de impeachment de Trump.

Com o impeachment e a destituição de Trump, mesmo neste estágio final de seu mandato, o Senado poderia posteriormente votar para desqualificá-lo de ocupar um cargo federal novamente, tomando uma ação extraordinária contra um ex-presidente.

Biden quer garantir que o impeachment não se torne uma distração
Embora Biden tenha dito repetidamente que cabe ao Congresso decidir como sancionar Trump por seu papel em instigar o violento ataque ao Capitólio, a CNN apurou que seus conselheiros estão trabalhando intensamente nos bastidores com a liderança democrata na esperança de encontrar um meio-termo que não vai atrapalhar sua nova administração.

Esperar para enviar qualquer artigo ao Senado é uma das ideias que estão sendo discutidas pelos assessores do presidente eleito, embora assessores digam que outras ideias estão em discussão neste fim de semana, incluindo censurar Trump em uma medida que pode atrair mais apoio bipartidário do que o impeachment poderia.

Não está sendo discutido fazer nada e permitir que os dias finais da presidência de Trump expirem sem punição do Congresso.

“O trem deixou a estação sob impeachment”, disse um funcionário próximo a Biden à CNN. “Tentar pará-lo não apenas fracassaria, mas colocaria Biden no pé errado com os progressistas e a maioria dos democratas do partido.”

As conversas entre Biden e Pelosi e muitos de seus respectivos conselheiros ocorreram ao longo do fim de semana.

Biden está prestes a lançar mais detalhes de seu pacote de ajuda econômica esta semana em Wilmington, Delaware, onde assessores dizem que ele implorará ao Congresso que aja rapidamente para aprovar o projeto como um dos primeiros atos de sua presidência.

“Esse projeto não pode e não deve ser adiado por causa de um julgamento de impeachment no Senado”, disse uma autoridade próxima a Biden.

Grupo de republicanos apoia a remoção de Trump
Vários republicanos no Congresso já se juntaram aos democratas para deixar claro que querem que Trump deixe o cargo, embora nem todos concordem que o impeachment seja a opção certa.

O senador Pat Toomey disse a Tapper no domingo que acha que Trump deveria renunciar. O republicano da Pensilvânia – agora o segundo senador republicano dos EUA a pedir a renúncia de Trump – havia dito anteriormente que acha que Trump “cometeu crimes impeacháveis”, mas que não tinha certeza de removê-lo tão perto do final de seu mandato era o certo curso de ação.

A senadora do Partido Republicano do Alasca, Lisa Murkowski, disse na sexta-feira que o presidente deveria renunciar ao cargo, dizendo ao Anchorage Daily News of Trump: “Quero que ele saia. Ele já causou danos suficientes”.

O deputado Adam Kinzinger, de Illinois, entretanto, endossou a invocação da 25ª Emenda, que forçaria a remoção de Trump.
Esta história foi atualizada com detalhes adicionais no domingo.
Phil Mattingly, Manu Raju, Kate Sullivan e Nicky Robertson da CNN contribuíram para este relatório.

CNN Brasil

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.