Demora nas restrições em SP pode dar M…

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

É consenso entre a comunidade médica e científica que a iniciativa do governo paulista de apertar as regras de isolamento social foram acertadas, mas desceu quadrada a decisão de última hora de adiar para segunda-feira, 25, a obrigatoriedade da fase vermelha no Estado. Epidemiologistas ouvidos pela Coluna dizem que não é possível perder mais um minuto na adoção de medidas duras de restrição social. Muitas vidas estão sob risco. Um deles, de um grande hospital particular da capital, questionou: se a medida é necessária, por que esperar?

Em privado, membros do próprio governo paulista admitem que marcar o início das restrições para o último dia do feriadão prolongado (dia 25 é aniversário da capital) pode comprometer a eficácia da medida restritiva.

Pipocam indícios e suspeitas de que gente de fora do grupo prioritário foi vacinada contra a covid-19 no HC paulistano. Um experiente membro do Ministério Público tem diagnóstico preciso: o governo mandou doses demais da Coronavac para o hospital. É na fartura que se dão bem os oportunistas.

A grande pergunta do momento no mundo das vacinas (depois de onde, como e quando, claro) é: qual a prioridade dentro da prioridade?

Cabe ao Ministério da Saúde ou aos Estados e municípios definir qual médico é vacinado primeiro? O tema já entrou no radar de procuradores federais, que não sabem o quanto a decisão do STF do ano passado interfere nisso.

Em SP, por exemplo, cada hospital, seja público ou privado, define a ordem das vacinas. Em um deles, da capital, funcionários com vínculo empregatício tiveram prioridade. Residentes que atuam na linha de frente ficaram para trás na fila de vacinação.

Em dezembro do ano passado, os MPs de cinco Estados apresentaram ofício ao Ministério da Saúde com questionamentos sobre o “kit covid”. A pasta recebeu cinco dias para responder aos procuradores. Já se passaram mais de 35 dias. O pedido foi reiterado duas vezes e segue completamente ignorado.

Estadão 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.